segunda-feira, 1 de agosto de 2022

SESSÃO VAPT-VUPT MARCA RETORNO DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS EM JAPARATUBA

Em Japaratuba, a assessoria de marketing do Parlamento Municipal postou nas redes sociais com grande expectativa o retorno das atividades com o fim do recesso e início do segundo semestre. Mas, o que vimos foi uma sessão de pouco mais de 5 minutos e meio. E mais, o presidente da casa disse que "estamos de cara nova e prontos para trazer muitas novidades...", mas, pelo visto já começou com mal impressão.



Além dos acontecimentos ocorridos em Julho que já citamos, temos o problema da comunidade de Badajós que sofre com a falta de acessibilidade, tanto pelas estradas vicinais como pelo ar (comunicação). Literalemte, não tem acesso. Hoje, que seria uma oportunidade desses temas serem discutidos, a CMJ tratou de postar nas redes sociais o retorno das atividades, mas, como sempre não debateram, nem trataram de nenhum assunto de interesse da população durante a sessão.

O fato é que a maioria das estradas do município estão intransitáveis. E o assunto foi parar até nos telejornais.

"Moções de aplauso e de pesar... É o que mais sabem fazer", assim dizem os cidadãos pasmados com a falta de ação dos nossos representantes.

Segundo o TSE: "Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis, está a Lei Orçamentária Anual, que define em que deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos cidadãos. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

A Constituição Federal e as leis orgânicas municipais estabelecem tudo o que o vereador pode e não pode fazer durante o mandato. Para acompanhar se os vereadores estão cumprindo bem seus deveres perante a população, os eleitores podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os vereadores em seus gabinetes. Caso o eleitor descubra alguma irregularidade, é possível fazer uma denúncia ao Ministério Público."

Fica aqui o nosso repúdio aos vereadores do município que não estão cumprindo seu papel. 

E você, acha esse comportamento correto?

Vamos Futucar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário