domingo, 25 de novembro de 2018

Minha terra tem toupeiras que não sabem argumentar

Toupeira

Na literatura engajada, ou mesmo de protesto, há belíssimos textos. Esse é um deles, em muitas postagens ficou como se fosse de autor desconhecido, mas sabemos quem é a autora. Vale a pena ler e refletir.


Minha terra tem toupeiras
Que não sabem argumentar.
Arriscando a vida alheia
Por preguiça de pensar.

É melhor no céu uma estrela
Que nos túmulos mais flores.
O meu voto é pela vida!
Com suas tribos, raças, cores.

Mas cismam que o açoite,
É a forma de mudar!
Minha terra tem toupeiras,
Que não param pra pensar.

Terra que viu os horrores
De um regime militar.
Em cismar, sozinha, à noite,
Me proponho a questionar:
Como multidões inteiras
Acham que o certo é matar?!

Não permita Deus que eu morra,
Sem poder rememorar
As prisões, lutas e dores
Que tentaram me calar.
Meu nome é Democracia,
Me escolha ao votar!"

(Lorena Ribeiro Damasceno)

Um comentário:

  1. Eii, o autor não é desconhecido! Esse poema é meu! Lorena Ribeiro Damasceno.

    ResponderExcluir