Já foi o tempo em que o Contador era um mero "Guarda-livros"ou até mesmo "Escriturário". Mas, o que muitas empresas, empresários, governo e alguns setores da sociedade querem é pagar pouco ou se livrar de ter que fazer contabilidade profissional. Na economia de mercado (capitalismo), isso é praticamente impossível. Ou paga para sair mais barato ou paga para não ficar mais caro.
Diferente da OAB que tem sua tabela, sua equiparação jurídica perante os magistrados, além do acesso direto à Justiça garantidos, a Classe Contábil não tem acesso direto aos sistemas fiscais, nem trabalhista, nem qualquer outra instância de poder para trabalhar de forma independente. Um exemplo é a Declaração de Imposto de Renda que é autodeclaratória e "dispensa" a necessidade iminente de um profissional.
Isso não quer dizer que esteja se negando o direito ao acesso livre à Assessoria Contábil assim como existe a Justiça Gratuita, porém, é público e notório que o expediente contábil urge por uma reforma tanto como Conselho de Classe, tanto como a atuação dos Profissionais liberais.
Diante disso, vemos diversas pessoas se arriscando em fazer declarações com Matemáticos, Bancários e até mesmo pessoas ligadas ao Setor Financeiro em substituição ao Contador, quando não pelo próprio contribuinte assumindo a prestação das informações e o preenchimento por sua conta e risco.
A Assessoria Contábil é imprescindível no mundo em que vivemos, onde muito se fala em comunismo, mas, o sistema em vigor é o capitalismo, portanto o acúmulo de riquezas e o patrimônio das empresas e das pessoas é que estão em voga. E o único profissional apto para cuidar, analisar, registrar, defender e até gerir esse patrimônio é o Contador.
É óbvio que há casos em que precise do advogado para acessar a Justiça com mais facilidade e rapidez, mas, é inegável a necessidade da contabilidade formal para o sucesso das transações financeiras e uma delas é a Declaração de Imposto de Renda. Estamos falando de Auditorias, Perícias, Fiscalizações rigorosas que só um Cientista Contábil sabe fazer.
Apesar das facilidades como o pré-preenchimento, a omissão é um dos principais pecados de quem se aventura a fazer sua própria declaração sem a ajuda de um profissional. No fim, o barato pode sair caro como é o caso de bloqueios e suspensões de CPF, multas por atraso e a famosa "Malha Fina" que, dependendo dos casos, pode deixar o CPF irregular.
Na maioria dos casos, a falta de orientação de um Contador causa problemas para as empresas como o desenquadramento do Simples e do MEI e para as pessoas físicas, o bloqueio de contas e impedimento de receber dinheiro via digital.
Enfim, não precisa se assustar, há casos em que a correção ou retificação espontâneas resolvem a situação e evitam cair na malha fina. Mas, é sempre bom se prevenir. Por isso, o ideal é que se faça com a ajuda de um profissional. É importante manter atualizada e segura a senha de acesso aos sistemas Gov.
A DIRPF 2025 teve início no dia 17/03/2025 e vai até 30/05/2025. Dúvidas acesse: Receita Federal ou procure um Contador. Não deixe pra última hora!