Origem: No dia 20 de outubro de 1976 surgia o Movimento Poético Nacional na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia, onde à partir daí celebra-se em 20 de outubro, o Dia do Poeta. Dentro do mesmo mês, no dia 31 de outubro, comemora-se o Dia Nacional da Poesia.
O que é o Poeta?
Considera-se Poeta (o feminino pode ser poeta ou poetisa) alguém que escreve ou compõe versos, aquele que versifica, verseja ou declama poemas ou poesias. Poema é toda obra em verso. Verso é uma estrutura de texto composta, geralmente, por metro, ritmo e rima. Considerando que o verso seja a estrutura textual, nem todo poema é poesia. Na prosa, o termo descreve tanto a estrutura como o conteúdo.
Existem três tipos de poesias: a lírica, a épica e a dramática. Geralmente, são mais conhecidos os poetas líricos, ou seja, aqueles que expressam seu sentimento para despertar emoções no leitor. A fruição é o ato de apreciar a poesia. Ainda existe a poesia popular ou a "poesia de cordel", cujo caracterísitca principal é a linguagem popular, sendo o poeta chamado de "cordelista".
Poesia ou lirismo?
O lirismo é a poesia "autobiográfica" ou subjetiva, onde o poeta pode falar de si, ou seja, ser ele mesmo quem fala diretamente, ou pode "fingir" usando um outro eu, o eu-lírico ou eu-poético.
Por que Chamam de Poesia
F. J. Hora
Por que chamam de poesia
Tudo que há de lindo e sublime
E não só o que a tinta imprime
No papel, o sonho e a alegria?
E também a mulher tão formosa
Que sua natureza é como a flor
Chamam de sinônimo de amor
A poesia mais esplendorosa
Chamam dessa essência pura
Das letras toda a emoção
Que cantam a melhor canção
Como um troféu de cultura
Mas, mesmo sem a arte apreciar
A sensibilidade que inspira
A poesia é a palavra na mira
De quem quer encantar!
Prosa poética
Como falamos anteriormente, a estrutura textual mais comum da poesia é o verso, mas, a poesia (conteúdo) pode também se apresentar em prosa. A dúvida reside no fato de que o nome prosa serve para definir tanto a forma como o conteúdo.
O romance Iracema, de José de Alencar, é predomiantemente prosa poética, ou seja, utiliza recursos de poesia, mas, mantém a estrutura de parágrafos sem métricas, ritmos ou rima.
Poesia Falada
Geralmente, é uma poesia mais "dramática", mas, pode ser um gênero escrito para a declamação em público com a utilização de recursos cênicos. Em Sergipe, popularizou-se o gênero por causa dos famosos concursos ou festivais, onde premia-se a perfomance do "intérprete", muitas vezes, em detrimento do texto poético. Geralmente, tem cenário para ajudar na interpretação e infleunciar na avaliação da "melhor apresentação".
Apresentação do Jovem Davi (2012) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário