quarta-feira, 21 de setembro de 2022

GIBRAS: expirou um imortal e gigante da luta social em Japaratuba


Gibras, como era conhecido foi um músico, poeta, escritor, jurista, político, ativista social e amante da cultura. Gilberto dos Santos, Gilberto da Saúde, Gilberto de Cicinha, Gilberto dos Conselhos. Mestre Gibras para os mais íntimos. Nasceu em 15 de Novembro de 1952 e veio a falecer em 20 de Setembro de 2022. Além de artista consagrado era membro fundador da Academia Japaratubense de Letras, Artes e Ciências. A cultura e todas as instâncias do controle social ficaram de luto no dia da sua partida. Gibras, um grande Mestre! Um exemplo a ser seguido! Ao expirar, no dia 20, deixa órfã a cultura, a literatura, os conselhos e a luta social.



SÍNTESE BIOGRÁFICA (Segundo o próprio)

Nascido de Lúcia e Argemiro, em domicílio, à Rua João de Deus(antiga Rua do Esquadro), Cidade de Japaratuba/SE, fui registrado como filho natural de Cândida e Nicodemos no Cartório do 3º Oficio de Aracaju/SE. 

Ensino Fundamental – Primário: 1962/1967 - Educandário Sta. Terezinha; Ginasial: 1969/1972 – Ginásio M. Prof. Emiliano N. Moura – ambos em JAPARATUBA/SE.

Ensino Secundário – Científico: 1975/1977 – Colégio Estadual Atheneu Sergipense – AJU/SE;

Ensino Superior - Matricula no Curso de Direito da UFS(1º semestre /2001) 

VIDA FUNCIONAL e SOCIAL –

* Servidor Publico do Município de Japaratuba/SE, de dezembro/1970 a março/1974 quando serviu na Secretaria de Administração e nos Cartórios do Registro Imobiliário e Eleitoral.                               

* Servidor Publico da FUNASA ex-FUNDAÇÃO SESP) do Ministério da Saúde desde abril/1974 e cedido à Secretaria Municipal de Saúde de Japaratuba/SE, partir de outubro/1995, Aposentado desde abril2011.

* Anos 1960 – primeiro contato com: as artes plásticas(autodidata); cultura folclórica  de Japaratuba (cacumbi, samba de coxa, reisado, caboclinhos, taieira, maracatu); sincretismo religioso, com o sacro e o profano das “novenas” e começa a escrever seus primeiros versos.

* Anos 1970 – inicia a Teoria e Pratica Musical(Clarineta Mib) sob os cuidados do Mestre e Maestro José Francisco de Melo.

* Anos 1980 –Técnico em Musica (Flauta Transversal) através do Conservatório de Musica de Sergipe.

* Anos 1990 – Cursos de Regência de Banda e Coral.

* Anos 2000 – Instâncias do Controle Social (preside os Conselhos: CMS, CMDCA, CMAS, CMPC).

* Edita o primeiro livro “Reminiscencias” em 2015.

* Edita e publica o segundo livro "Japanovenas" em 2019.


Poeta e Escritor


Segundo seu primeiro livro publicado pela editora JHS Publicações (2015), teria inicado "as primeiras letras" em 1968. De lá para cá reuniiu os poemas e crônicas que mais tarde compunham o que ele intitulou de "Reminiscencias", devido ao seu destaque como poeta, foi homenageado em abril de 2014 durante o XVIII Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa.

Conselho da Saúde


Sendo funcionário da antiga Fundação SESP, adentrou nas instâncias do Controle Social no final do século XX, presidindo inicialmente o Conselho Municipal de Saúde - CMS. Considerado o pioneiro na gestão dos conselhos, Gibras se destacou como o principal difusor e incentivador do controle social em Japaratuba.

Vida política


Gilberto iniciou sua carreira política filiando-se ao MDB/PMDB junto do Padre Gerard Olivier, porém em 2012 fundou PCB em Japaratuba, chegando a disputar às eleições daquele ano como candidato a vice-prefeito, sempre respeitando seus adversários. Mesmo tendo saído do PCB, nunca renunciou seus princípios pelos quais lutou a vida inteira. Depois optou pelo PSOL, continuando na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Incentivo aos artistas e cidadãos


XIV Reunião/Encontro de Artistas

Não foi só peça fundamental para ajudar a fundar e integrar a Academia Japaratubense de Letras, Artes e Ciências, a Casa de Dona, mas, também, anteriormente, em 2014 criou juntamente com artistas, intelectuais o Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC, o qual presidiu por duas vezes. Incentivou também reuniões de artistas e afins com a proposta de formação de um grupo que representasse a classe, juntamente com Bomfim da Capoeira, Darquiran Costa, Jota Erre, Flávio Hora e outros artistas.


Bienal do Livro de Itabaiana




Participou em setembro de 2019 da 5ª Bienal do Livro de Itabaiana, no Shopping Peixoto, onde apresentou suas já publicadas obras Reminiscencias (2015) e Japanovenas (2019).


Gilberto Gibras, Presente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário