domingo, 18 de setembro de 2022

A NECESSIDADE HISTÓRICA DE DERROTAR O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NAS URNAS

Apoio a Lula não é questão de ser ou não petista, é ser sensato!


Um jornalista disse antes do debate da Band que se sentia como em 1989, na primeira eleição após a redemocratização do país. Entre outros sentimentos, podemos destacar a esperança de um povo que nessa eleição chegue ao fim o período neofascista instalado pelo golpe parlamentar de 2016 e consolidado pela eleição do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro em 2018. 

Com o acirramento da luta de classes, a polarização é sempre inevitável. Os principais representantes da direita e da esquerda se mostram os favoritos na corrida presidencial, sendo que os movimentos sociais e dos trabalhadores são os mais expressivos e colocam o líder da esquerda no topo segundo os principais institutos de pesquisas do país.

No pleito anterior, ficou claro a intenção de tirar o ex-presidente Lula das eleições, abrindo espaço para a direita. Porém, ao ser eleito, o presidente Bolsonaro decepcionou seus eleitores, pois, não cumpriu as suas promessas de combate à corrupção, nem no controle da economia e nem no enfrentamento de uma crise sanitária.

A ameaça de uma possível reeleição de Bolsonaro tem motivado setores oposicionistas ao PT abandonarem o antipetismo e repensarem suas estratégias para vencer o mal maior. Apenas a ala antiesquerdista e bolsonarista puro sangue é que se mantém fiel ao atual presidente. Há ainda aqueles que dizem apoiar outros candidatos, mas, que numa polarização de segundo turno, votariam no chefe da extrema direita. 

Então, o momento político é de reflexão. O antipetismo elegeu Bolsonaro e agora o antibolsonarismo irá eleger Lula, porém, não é só isso, o antifascismo também favorece a campanha do ex-presidente, pois, o comportamento do atual presidente faz jus ao discurso autoritário e antidemocrático dos seus apoiadores. 

Diversos partidos, setores da economia, empresários e artistas declararam seu voto contra o golpismo da direita que se instalou no país recentemente. E é essa mobilização em torno do apoio à candidatura de Lula que norteará o rumo das eleições de 2022 que esperamos em Deus e no povo brasileiro que seja resolvida no primeiro turno para "o bem e felicidade geral da nação".

E você o que tem a dizer sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário