sábado, 19 de setembro de 2020

ELEIÇÕES 2020: Quem é quem no ano da pandemia do coronavírus.



Com as convenções da última semana, os cenários se definem para o majoritário em Japaratuba. Estão pré-candidatos oficialmente:

Lara Moura, Rui Brandão e Dr. Paulo Afonso. 

Apesar da pandemia do novo corona vírus, teremos eleições municipais, desta vez, alterada para 15 de Novembro. 

2020 vem cheio de novidades, uma delas é a aliança do ex-prefeito Hélio Sobral com a atual prefeita Lara Moura. Vamos comentar sobre de cada um deles.

Lara Moura (PSC): atual prefeita (2017-2020), venceu em 2016  as eleições para o agora ex-prefeito Hélio Sobral (Japaratuba), seu atual pré-candidato a vice-prefeito, e, o ex-prefeito Sukita (Capela). Seu histórico demonstra uma grande força política, mesmo sendo derrotada em 2004 e em 2012 para o saudoso Pe. Gerard. Seu agrupamento é comandado pelo ex-deputado Federal André Moura.
Desde a eleição passada que a atual prefeita responde processos na justiça e esse ano teve a sua condenação em segunda instância mantida, o que pode provocar mudanças e novos desdobramentos na candidatura do grupo situacionista.

Rui Brandão (PT): ex-vereador, foi candidato a vice-prefeito na chapa de Sukita em 2016. Oposição ao grupo político de Lara e Hélio, junto com a Vereadora Size encabeça a chapa majoritária pelo PT - Partido dos Trabalhadores, que entre outras atribuições, é herdeiro político do saudoso Pe. Gerard.

Dr. Paulo Afonso (Republicanos): Tem como vice Sílvio do Sindicato, juntos formam uma nova opção, a chamada terceira via política para os descontentes com os dois principais grupos políticos: Lara Moura / Hélio Sobral e Rui Brandão. 

A aliança do ex-prefeito com a atual prefeita


Quem tiver boa memória saberá da rivalidade histórica entre os "grupos" ou os lados em Japaratuba. Já tivemos Hélio Sobral versus Pe. Gerard e agora Lara e Hélio numa mesma chapa. E, também lembrará da fama de gestão desastrosa por conta de atrasos de salário, entre outros acontecimentos - tema bastante utilizado pela candidatura da atual gestão contra o ex-prefeito na eleição de 2016. Mas, eis que agora o mesmo ressurge como um dos melhores gestores, somando-se ao grupo da situação. Há quem considere uma boa "aquisição" e há quem considere um tiro no pé. Como explicar essa mágica, o ruim, de repente, tornar-se bom?

A Condenação


Apesar da pré-candidatura, esse ano vai pesar para a atual prefeita "a condenação dos envolvidos em atos de improbidade administrativa no município de Pirambu. Entre os citados, André Moura, atual secretário da Casa Civil do Rio de Janeiro, a esposa dele, Lara Moura, atual prefeita do município de Japaratuba, e o ex-prefeito do município de Pirambu, Juarez Batista. A decisão ainda cabe recurso."

A candidatura do PT


Apesar do antipetismo ser uma "onda nacional" reproduzida pela mídia nacionalista e de extrema-direita, em nada machucam os atuais candidatos do PT em Japaratuba pelo fato de serem ficha-limpa.
Outra onda, a da anticorrupção, se de fato for legítima, o candidato é o favorito nesse pleito. Rui Brandão não tem em seu histórico algo que o desabone como candidato, tampouco, a sua vice Size. Seu legado como vereador neutro em seu último mandato o afastou dos dois grupos principais na época, porém, esse ano com uma repaginação do partido, dada as cobranças da população, retorna ao PT com grande força.

A gestão atual


A grande arma da gestão atual serão as obras. As transformações sofridas no visual da cidade serão o carro-chefe do discurso da gestão que apoiou o atual presidente Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições de 2018. 
A gestão atual é marcada pela crise dos transportes escolares universitários, o fechamento do plantão médico noturno, a taxa de iluminação pública, entre outros reclames da população.

A terceira via


Para os descontentes com os tradicionais PT e PSC, este último agora aliado ao ex-prefeito, temos Paulo Afonso como alternativa. Trata-se do atual nome em destaque desde que surgiram as terceiras vias, inicialmente em 2000 com Augusto Neto (PV), depois em 2008 com Carlos de Quirino (PSOL),  em 2012 Profº João Batista (PSOL) e Manuel Pedreiro (2016). Apesar de pouco popular na política, traz um histórico e a aliança com Sílvio do Sindicato, uma liderança do trabalhismo rural em Japaratuba.



Opinião


Lara e Hélio são duas administrações vistas e revistas pelo povo de Japaratuba. Na sua segunda gestão, o ex-prefeito não reparou a sua mancha histórica (atraso de salários) deixada na primeira gestão sendo reincidente, e Lara não cumpriu grande parte de suas promessas de campanha. O grande dilema será a reflexão: até que ponto as obras estruturais (urbanização) embelezam a cidade, mas, não trazem melhorias na saúde, na educação e tampouco na assistência social? Paralelamente, temos a questão do acesso aos portais da transparência e a ausência do debate sobre o uso dos recursos públicos (inclusive os recursos utilizados nas obras), causando reboliço nas redes sociais quando as informações vêm à tona.

Ainda sobre a união, partidariamente, pode ter sido positiva a aliança, porém socialmente representa um paradoxo político. Em sã consciência, as engrenagens se igualaram refletindo o desastre político da gestão anterior na atual. Todos os dois tem problemas com a justiça.

Em relação ao candidato do PT, esse sai na frente no quesito ficha limpa. Rui Brandão tem como credencial seus mandatos de vereador. Apesar do antipetismo nacional há uma grande adesão de militantes e simpatizantes do partido e dos candidatos em questão.

Paulo Afonso será a opção para os descontentes com os "lados" históricos em Japaratuba. O fato é que as candidaturas das chamadas "terceira via" ainda não foram abraçadas pela população, tendo sempre votação considerada inexpressiva, apesar dos reclames dos cidadãos, em sua maioria ditos "esclarecidos",  sobre o revezamento dos chamados grupos tradicionais. 

Outro ponto importante, é o recuo ou adiamento novamente de uma possível candidatura proposta em 2016 para 2020 de Luciano Mendonça que seguiu a com a candidatura de Amanda Mendonça naquele momento. Atualmente, retirou a pré-candidatura apoiando agora o pré-candidato a vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Luciano Acioli. 


No mais, é aguardar o desfecho dessa empreitada. Comentem, elogiem, azedem.

Um comentário: