sexta-feira, 30 de agosto de 2019

SEFAZ-SE dificulta a vida do MEI - Não faz cadastro online.


Após acessar o PORTAL DO EMPREENDEDOR com o Certificado de MEI e o Cartão CNPJ em mãos, o novo cidadão empresarial se quiser ter cadastro na fazenda estadual, tem que obrigatoriamente comparecer aos Postos Fiscais para homologar a inscrição estadual. 

O status da solicitação "aguardando homologação" fica por tempo indeterminado ou até que o contribuinte compareça ao posto munido dos documentos, inclusive o alvará licença e funcionamento. 

Muitas prefeituras cobram a emissão do alvará, o que descumpre a legislação. Além disso, o Fisco Estadual não está integrado à Receita Federal, pois, no Sintegra-SE não aparecem as alterações feitas pelo MEI, acarretando transtornos, principalmente,  em casos de mudanças de endereço.


Lei nº 11.598/2007: Cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - REDESIM e estabelece normas gerais para a simplificação e integração do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas.


Na SEFAZ, de simples não tem nada. Apesar de ter sido criado a mais de uma década, o MEI gera muitas controvérsias em relação as atividades desenvolvidas, ICMS diferença de alíquota, entre outros.

O absurdo está na formalização, pois, gera custos e dificuldades para se obter a inscrição estadual. A SEFAZ não tem mais os postos de atendimento em diversas cidades e não é auto declaratório como o sistema da Receita Federal. Caso haja dúvidas, cabe o fiscal ir verificar no estabelecimento, loja ou endereço comercial e não o contrário, o contribuinte ter que ir ao posto fiscal.

Subentende-se que o MEI é o seu próprio negócio não tendo tempo nem condições financeiras de se deslocar e sofrer a massada do Fisco Estadual.

Fica aqui o nosso protesto diante das reclamações recebidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário