quinta-feira, 22 de agosto de 2019

CONSELHO DE CULTURA: Jad Rocha se despede da presidência do CMPC

Foto: divulgação

Criado em 2014 através de um grupo de ativistas culturais, o CMPC surgiu como uma conquista da sociedade civil organizada para o fomento, controle e gestão da cultura em Japaratuba.

Desde o final de Janeiro desse ano, o colegiado era presidido pelo ator Jad Rocha. Porém na manhã de hoje, durante reunião, o mesmo pôs o cargo à disposição. Conforme regimento/estatuto será realizado um novo fórum onde cada segmento irá fazer a nova escolha.



Em sua fala, o presidente disse que "...dar murro em ponta de faca não é meu objetivo maior no momento", e ainda enfatizou que cultura não é prioridade para o poder público.

Infelizmente, o dia do folclore começa já com esse transtorno na área cultural em Japaratuba.




Cultura em Japaratuba ainda está anônima


Como já dissemos anteriormente, o celeiro da cultura sergipana guarda artistas, em sua maioria morrem indigentes sem o devido reconhecimento. O fazer artístico está atrelado à supremacia do poder público que usa a cultura como marketing para melhorar os índices de popularidade. 

O dia do folclore


As tradições populares estão cada vez mais esquecidas. A culpa é da sociedade como um todo que esquecendo suas raízes acabam também elegendo gestores que não valorizam a cultura local. Não se contam mais histórias de Trancoso, nem lendas, mitos, brincadeiras e outros costumes ancestrais.

E assim, o dia 22 de Agosto passa como uma data qualquer para uma cidade onde a riqueza cultural é ostentada como "referência" no Estado de Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário