quarta-feira, 21 de agosto de 2019

A LUTA ESTUDANTIL E O PODER POLÍTICO E ECONÔMICO




Segundo o site InfoEscola, "lutas sociais, ou movimentos sociais, são ações coletivas de caráter sociopolítico realizadas pelos homens na história." A democracia é construída através da luta dos cidadãos organizados em conselhos, assembleias, associações e demais instâncias do controle social. A informação é a arma mais preciosa para a manutenção das políticas públicas, pois, através da transparência e do acesso à origem e ao destino dos recursos a sociedade poderá fiscalizar e acompanhar a ação dos seus prepostos.

No caso de Japaratuba, sobre a fatídica manifestação na Câmara de Vereadores, ocorrida no dia de ontem, temos três pontos a considerar:


A luta estudantil (se é que há);



A Luta Estudantil sempre foi esporádica e passiva, nunca houve uma militância de fato que vigiasse e cobrasse continuamente as ações da gestão pública em prol da manutenção do serviço. Somente nos momentos de crise com as supostas suspensão, cortes e faltas de transportes é que se ver as reclamações e manifestações pedindo a "volta do transporte universitário".


A falta de representantes;



Nem na Câmara de Vereadores, nem através de entidade representativa, nem de grupo "formal" há uma representação que exerça a devida força capaz de tornar o transporte universitário uma classe atuante e com visibilidade perante o poder público (e econômico). Espera-se que alguém assuma tal posto! 


Impedimento do uso da Tribuna Livre.



Não é a primeira vez que aquela Casa Legislativa através do seu presidente usa (ou abusa) do seu poder político para ir de encontro aos interesses coletivos.


Qual a ordem? A ordem foi: "Só pode se inscrever na tribuna os alunos, pais de alunos e a comunidade não poderia" frisou o presidente da casa. Informação passada um dos presentes naquela sessão.


E ai, o que dizer dessa atitude? Ora, ele está coberto pelo regimento... Diriam. Está claro o uso da prepotência como agravante social para a manutenção do poder político em detrimento da vontade popular. É evidente que um discurso arrogante e decisões arbitrárias não iria agradar os estudantes.


O Transporte retornará dia 26/08




A Prefeita Lara atendeu ao pedido dos alunos que estiveram reunidos na manhã de hoje e determinou o retorno para o dia 26/08. Parabéns para a gestora, não há outra solução a não ser ouvir o "clamor popular". E parabéns para os lutadores, alguns engajados, outros chamados de "blogueirinhos" - um jargão de péssimo gosto, que denota a baixa qualidade da imprensa que se utiliza desses expedientes.


E agora?



O transporte vai retornar e voltam todos à suas vidinhas normais. Se assim for, fica claro o fracasso da luta que perpassa as gestões e nunca vão conquistar o direito universal à educação através desse suporte importantíssimo chamado transporte escolar universitário!


É preciso continuar a luta, fortalecer o controle social com o cidadão sendo o protagonista e a gestão pública a quem pagamos bem (o povo é o melhor patrão de todos) dando o devido suporte, e por isso exigimos respeito.


Avante, estudantes e munícipes! Essa luta é nossa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário