sábado, 13 de janeiro de 2024

"COMUNISTA CAVIAR" e outros ataques da direita brasileira


É fato que direitistas conservadores fiquem magoados com o termo "pobre de direita". Mas, a análise científica do termo não é meramente ofensivo. Os espectros políticos como conhecemos hoje estão bastante definidos, causando a chamada "polarização" e, diretamente ou indiretamente, isso é um reflexo da luta de classes.

A direita se identifica com o capitalismo, com a supremacia do poder econômico, coisa que o pobre não tem. Então, fica esse paradoxo. Por isso, as expressões "esquerda caviar", "comunista caviar" são realmente pejorativas e sem fundamentação científica, uma vez que tanto o capitalismo como o socialismo são meios de produção e não uma mera condição sócio-econômica derivada do acúmulo de riquezas.

Ser capitalista é colocar o capital em primeiro lugar. Ser socialista é colocar o "coletivo" ( o social ) em primeiro lugar. Isso não quer dizer que ambos vivam sem o capital ou sem o social. O capitalismo precisa dessa massa social (trabalhadores, operários ) para produzir suas riquezas, mas, sem distribuí-las ou pagá-las conforme o valor total produzido, mas, retira apenas a menor fatia ( salário ) como retribuição.

Qual a principal diferença? O capitalista é dono dos meios de produção ( dinheiro, máquinas, equipamentos, etc) e o operário tem somente a força de trabalho, ou seja, como não pode produzir, vende sua mão-de-obra, geralmente barata.

Partindo do pressuposto acima, verificamos que o poder aquisitivo e a qualidade de vida não é prerrogativa exclusiva do capitalismo. A produção coletiva pode sim gerar riquezas, e por isso o equívoco no uso do termo "comunista caviar". Por que só o capitalista pode ter bens e direitos com valoes altos e o socialista, não? Porque tanto a própria direita e a mídia que lhe apoia criaram um mito de que a esquerda é para os miseráveis, pedintes e preguiçosos. 

Quem estuda os fenômenos sociais e não tem visão formada por vídeos nas redes sociais e/ou vai pela cabeça dos disseminadores de fake news, sabe que a esquerda é uma corrente social e política que prega a igualdade de direitos, o fim das desigualdades sociais e a defesa ampla dos trabalho operário e das classes menos favorecidas. O grande x da questão é que os burgueses ( pessoas que se tornam "nobres" pela quantidade de riqueza acumulada ) querem ter seus priviégios, fazer parte de uma classe social "seleta", onde só tenha o "caviar". Por isso, a origem da expressão "esquerda caviar" que é grande um esquerdista consegue poder aquisitivo e se alinha com o mesmo padrão de consumo da direita. 

Assistimos diariamente a vergonhosa política brasileira, onde a maioria agem na base do "clientelismo" e da barganha, deixando a desejar no atendimento às necessidades do povo, ou seja, nossa democracia está sendo usada para manipular as massas para que a "escória da sociedade" se perpetuem no poder.

Isso é grave, do ponto de vista humano. O choque de ideias, a enxurrada de críticas a esse modelo injusto e desumano chamado de "exploração do homem pelo homem" e a ridicularização do capital intelectual tem sido motivo de conflitos, ódio e até mortes. A desinformação e falta de estudo sobre política e cidadania estão dificultando cada vez mais a produção de ideias e criando um ambiente de censura e intimidação a quem fala a verdade e critica os modelos opressores. 

O Socialismo produz riquezas, mas, o interesse maior é a coletividade. Essa é a diferença. Portanto, "esquerda caviar" é um termo usado por quem não tem conhecimento de causa, nem argumentos numa discussão sobre a luta de classes ou a defesa da justiça social.

Inhô? Inhora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário