segunda-feira, 10 de junho de 2019

ENTREVISTA: Poeta Afamado fala sobre a homenagem recebida e a cultura local

Homenageado em 2019 com o Festival de Poesias Falada de Japaratuba, Ivanildo Souza de Jesus ou simplesmente o Poeta Afamado como costuma assinar em suas obras, concede entrevista ao blog onde fala sobre a homenagem e a Cultura Local.

O evento ocorreu no último dia 07 de Junho, no Barracão Cultural, na cidade de Japaratuba.


   


1 Esse ano, você foi o homenageado, caso não fosse você, quem você indicaria ou considera merecedor da homenagem?

Japaratuba é o celeiro da Cultura e tem ótimos artistas! Difícil de escolher! Ainda não tô apto para fazer essa escolha!

2 Na sua opinião, o que motivou a gestão municipal prestar essa homenagem?

Acredito que pelo meu esforço, dedicação e vários trabalhos publicados, assim também como não deixar morrer essa cultura tão importante na nossa cidade e na nossa vida, o CORDEL!

3 O Cordel é a poesia popular. Qual a importância para a cultura local, há incentivos? Ou você se sente motivado a produzir?

O cordel é muito importante para a nossa cultura local, principalmente nas salas de aulas, onde podemos dar palestras educativas, é tanto que já comecei esse trabalho e essa homenagem me motivou mais ainda a dar continuidade nos trabalhos poéticos! E eu entendo que isso também foi um incentivo por parte da Cultura local!

4 Qual a sua avaliação sobre o festival nos quesitos seleção, produção e resultado do evento?

São muitos poemas bons, de artistas ótimos e assim fica difícil fazer uma seleção! E o resultado foi muito merecido!

5 Se pudesse, daria alguma sugestão para acrescentar algo na realização do evento. Em caso positivo, qual seria?

A cada ano o festival vem melhorando e acho que não, o que tinham de ser acrescentado já foi! É isso! (risos).

6 No livreto do festival de poesias diz que você recebeu o adjetivo "Poeta Afamado". Você considera apenas um adjetivo ou um título especial? Por quê?
O Adjetivo é a palavra que dá qualidade e esse título POETA AFAMADO foi dado por Flavio Hora, meu primo e também escritor! Mas como não tá no livreto do concurso, deve ter sido erro ou esquecimento! Portanto, é considerável os dois!

7 A que ou a quem você atribui esse erro ou esquecimento? Esse fato sobre o seu título já foi publicado anteriormente ou seria a primeira vez?

Acho que esse erro não vai influenciar em nada, já que na biografia dos meus livretos de cordel vai tá sempre lá! Erro comum. SEM atribuições!

8 Depois dessa homenagem, você acredita que terá mais visibilidade no meio artístico em Japaratuba?

Com certeza! Não só na parte artística como também na parte educacional! Já estou recebendo convites de professores e diretores das escolas municipais!

9 Se não fosse o homenageado, com qual tema de poesia concorreria esse ano? Por que?

Se não fosse o homenageado eu iria concorrer com o tema: A CRUEL DEPRESSÃO, que virou o meu mais novo trabalho de cordel, que foi publicado recentemente!

10 De acordo com os poemas apresentados no festival, como você avalia o cenário literário atual?
O cenário atual tá moderado, permitindo assim aos jurados mais atenção nos textos sem perder o foco no contexto da poesia! Gostei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário