sábado, 8 de junho de 2019

CONTROLE SOCIAL: Políticas Públicas devem ser elaboradas, discutidas e aprovadas pelo povo

Políticas Públicas devem ser elaboradas, discutidas e aprovadas pelo povo e os representantes são obrigados a implementá-las e não o contrário, o povo ter que aceitar as decisões arbitrárias...


A democracia representativa está em crise por conta das pessoas eleitas não representarem a vontade da maioria no sentido coletivo e sim em interesses pessoais. O processo que temos hoje é contrário, pois, o representante é que faz sua vontade como se fosse a vontade do representado, pondo  assim em xeque a legitimidade e a segurança do processo eleitoral.

Na verdade, a sociedade civil organizada, os conselhos e os movimentos sociais é quem deveriam se mobilizar para elaborar, discutir e aprovar as políticas públicas e forçar seus representantes a executar o projeto. O respaldo popular se transformou em eleger líderes com carisma, mas, que não se comprometem a cumprir as políticas sociais aprovadas pelo povo, tampouco deixam os cargos pela falta desse compromisso. Não é só por conta de corrupção ou crime de responsabilidade, estelionato eleitoral deve ser banido da causa pública. O serviço público não é empregador, principalmente para sustentar políticos medíocres e sanguessugas do erário. 

Na democracia representativa que temos atualmente no Brasil o povo não são protagonistas, mas, as elites que financiam campanhas em troca de vantagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário