Encenação em detrimento do texto poético
FESTIVAL DE POESIA FALADA DE JAPARATUBA–18ª Edição
Inscrições seguem até dia 14 de Abril
São quase duas décadas de festival, que recebe o nome de "Garcia Rosa" e, esse ano irá homenagear uma das figuras icônicas e importantíssima para o nosso município, o camarada Gilberto dos Santos.
Foram muitos erros e críticas à formatação do evento ao longo das edições anteriores e, apesar de reformulado esse ano, ainda deixa muito a desejar, principalmente na deficiência do órgão responsável pelo evento que apesar da burocracia do sistema, peca na comunicação formal e oficial do setor.
E a deficiência não está só na divulgação, mas na cultura poética que concebe o festival como tal em detrimento do fazer poético como cerne do concurso.
Sobremaneira, ao se submeter a um julgamento onde a corte sequer tem ideia da melhor poesia, tampouco conhece com maestria e experiência a arte poética, o artista/poeta está colocando sua obra e se estilo à prova, podendo ascender ou sair de cena sem o devido reconhecimento.
Está na natureza intrínseca do festival que a "melhor poesia" sempre foi a suposta melhor encenação/interpretação, pois os jurados não tiveram uma pré-apreciação para poder emitir a sua nota sobre o texto como faz um crítico literário sem antes mesmo assistir à leitura (agora pode ler) ou à declamação.
E, declamar aqui é apenas uma característica do poeta, mas encenar e interpretar é característica do festival que todos conhecem e nunca houve premiação que contemplasse cada modalidade com poesias diferentes, sempre coincidem e estão intimamente ligados.
De que adianta ler, se vão olhar mais para o intérprete e, sabemos que há bons e que reconhecidamente o público assim o classificam. É um tapa na cara de artistas reconhecidos, inclusive "perder" para aqueles que se inscrevem só para concorrer às premiações, sem estilo nem vida de poeta.
Mesmo assim o festival é importante? É. O órgão competente se esforça e tenta prestar um bom serviço, mas ainda não se chegou a uma definição se é Poesia Falada ou uma produção teatral à partir dos textos poéticos!
Publicado em Universo Originalista, 08/04/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário