terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO AMOR: O grande mistério dos poetas e cristãos


Dizem que conceituar o Amor (com A, maiúsculo) é muito difícil, porque os poetas cantam um sentimento de carinho ou demonstração de afeto entre duas pessoas, jás as canções românticas e apelativas falam da atração baseada no desejo sexual. Mas, enfim, o que é o Amor? Segundo Platão, é a conexão com o divino, com a perfeição, algo que transcende a união carnal. Mas, segundo a Bíblia é um sentimento de caridade, de quem se doa, incondicional, que se entrega.

Coríntios 13 é considerado o "hino" do Amor, do alimento da alma que serve de alicerce para que tudo que venha a ser construído com base no ideal de vida cristã. Como resultado dessa elevação da misericórdia divina, da entrega e da doação incondicional temos que o Amor é a natureza intrínseca de Deus - esse é a definição universal do amor, o próprio Deus, o dom da intimidade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. 

Algumas traduções usam o termo "caridade", outras usam o termo "amor". Mas, a natureza é a mesma, a de altruísmo, doação, entrega, e o suporte ao sofrimento. E a amizade, o que é? É o relacionamento amoroso. É a relação de amor entre as pessoas. Portanto, amor e amizade andam juntas, não existe é "amor' ou "amizade", existe "é namoro ou amizade"... Ai, sim. Porque o namoro é um tipo de experimentação sentimental e/ou sexual. No modo cristão, deve ser somente sentimental, pois, as relações sexuais ocorrem no casamento.

Então, podemos concluir que Amor tem sim definição. Não é o mesmo que "os cantores cantam" como já disse Edson Gomes em uma canção, pois, "não juntam a família"...

É simples de entender. Amor não é uma inclinação de desejo sexual por outra pessoa. Não são "amores". O amor é um só. Ele é a base da lei de Deus: "ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Então, seria "namorar" o próximo? Ou seria egoísmo dizer "só amo você" quando se está apaixonado ou desejando alguém?

E o adultério, o  que é? É amar a mais de uma pessoa? Claro que não. O adultério ou "traição" é a infidelidade conjugal, refere-se à entrega sexual inerente ao casamento e não amorosa ou sentimental e/ou espiritual. Então, pode-se amar mais de uma pessoa? Sim, claro que sim.

O amor é a natureza divina manifestada em nós, em nosso semelhante. Por falta de conhecimento sobre o amor verdadeiro é que o mundo aprendeu a odiar e a construir relações de ódio, de egoísmo, de orgulho e de inveja.

Inhô?

Inhora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário