"Aceitamos pix", dizem os anúncios. O pix virou mania e alvo de fraudes com a facilidade dos pagamentos instântaneos, por isso esse tipo de transferência, muitas vezes, é vista como uma operação financeira diferenciada unicamente porque a liquidação acontece em tempo real, e o pagamento pode ser feito em qualquer dia e horário, mas, é uma das formas de transferências assim como a TED e o DOC.
Por que o pix virou polêmica e por que as pessoas dizem "não tenho pix"? A maioria dos usuários dizem não receber ou não ter pix por não terem cadastrado sua chave.
Primeiro, o que é pix? Pix , segundo o Banco Central é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia.
Segundo, qualquer pessoa ( física ou jurídica) que tenha conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga pode enviar e receber pix, independente se tenha ou não chave cadastrada.
Antes do pix, alguém dizia: " me mande sua TED ( Transferência Eletrônica Disponível)..." ?
A chave pix não é o "pix". A chave pix é apenas um dado identificador da conta recebida, ou seja, ao invés de passar os dados bancários, basta passar a chave pix, mas, isso não impede que a operação seja feita com o uso dos dados da conta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário