segunda-feira, 12 de outubro de 2020

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA: Autoritarismo e censura intelectual

Foto: assédio moral e perseguição política


Perseguição Política nada mais é do que a imposição, por Abuso de Poder, feita por gestores públicos contra os servidores que não se alinham e que não compactuam com suas ações desmedidas de politicagem para que sirva de exemplo aos demais, com a intenção de "calar a boca" de todos, criando assim um  sistema opressor nos moldes do  “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.


Geralmente, a perseguição começa quando nossas opiniões desagradam os que estão no poder, principalmente, os  "Padrinhos"  que  indicou alguém para determinado Cargo Comissionado. Isso, na esfera político-administrativa. Já no tocante à população existem o medo de represália ou de opressão através da rede de atendimento ao cidadão que é uma obrigação do poder público e não uma retribuição pelo voto ou pelo levantamento da bandeira do político que está no mandato.

A população carente que já conhece o ruim, tem medo do pior. Esse sentimento acaba por silenciar muitas vezes a sua vontade de mudança e de declarar apoio aos movimentos sociais ou grupos que se opõem aos governos opressores. A perseguição política passa a ser um meio de demonstrar poder político e econômico, intimidando o cidadão e fazendo-o acreditar que só conseguirá alguma coisa do poder público se for aliado ou fechar os olhos para os desmandos dos gestores públicos.

O poder e o dinheiro acabam tornando muitas pessoas dependentes e com isso fazem da política partidária um meio de vida, defendendo a qualquer custo sua posição política passando a abusar do poder, tratar mal quem não simpatiza com seu grupo político e por estar infelizes querem que os outros também sejam.

O amor ao poder prevalece sobre os princípios morais e por isso valorizam quem tem poder, mesmo que tenham que ser coniventes com injustiças e pecados. Assim, ao invés de criarem políticas públicas de incentivo e melhoria da vida do trabalhador, se preocupam com medidas punitivas para os seus subordinados e para quem se declare "oposição".

Alguns casos de perseguição são resolvidos através de barganha política, outros via judicial e em casos extremos a prisão, demissão ou morte dos adversários. Isso foi visto nos três principais golpes da história: Estado Novo (1937-1945),  Ditadura Civil-Militar (1964-1984) e o Golpe de 2016. 

A perseguição é oriunda da falta de respeito pelo ser humano. Muitos acabam se achando super inteligentes e super poderosos ao ponto de se transformarem em seres frios e sem emoção. Na campanha são uns "amores" e no cargo são carrancudos e mal humorados.





Isso sem falar na censura intelectual, pois, muitas vezes os podres da politicagem são expostos por pessoas esclarecidas e com conhecimento de causa sobre a gestão pública e o uso dos recursos públicos, por isso, o medo e a autocensura estão se tornando cada vez mais presentes na comunidade intelectual brasileira por conta da reação de possíveis clientes, leitores ou fãs que são apoiadores do anti-intelectualismo bolsonarista.

Mas, em fim, o que de fato nos interessa é defender  nossa capacidade de pensar, de criticar e de ajudar no modelamento de bases civilizatórias para nossa sociedade para que a mesma não venha a desenvolver e a parir os monstros que querem devorar nossos sonhos e o nosso futuro. 

Leia e comentem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário