sexta-feira, 28 de agosto de 2020

OPINIÃO: Qual é a Japaratuba que você quer no pós-pandemia?


Quem planejou um 2020 cheio de novidades e realizações, se deparou com um evento atípico chamado "Pandemia do Corona Vírus" e isso, queira ou não, modificou as nossas vidas. O século XXI cheio de depressões, de fome de tecnologia e desinteresse pela ciência (pelo menos, no Brasil) está diante de uma crise sanitária juntamente com as lutas sociais e políticas.

No Brasil, desde 2016 que uma onda autoritária e anti-intelectualista tomou conta do país culminando com a eleição de Jair Bolsonaro para presidente da república, candidato eleito principalmente pelo antipetismo ( e antiesquerdismo) já que não reunia as características necessárias para ser um bom estadista. 

Em Japaratuba, não é diferente do restante do país, a atual gestão apoiou no segundo turno o atual presidente e em 2020 sua população enfrenta a crise sanitária. Diante de tudo o que foi vivido desde o anúncio da quarentena e das medidas de enfrentamento do vírus que muitos se perguntam: Qual é a Japaratuba que queremos no pós-pandemia?

Apesar de ser atípico, o Brasil não estava preparado para essa crise, tampouco nossa cidade que já sofreu até deslizamentos de terra em áreas urbanas (e periféricas). Nada melhor do que um período eleitoral para se refletir e responder a pergunta feita anteriormente.

Uma cidade bonita, sempre foi e será o sonho de seus munícipes, mas, assim como quem é mal remunerado e prefere o luxo em detrimento da barriga, percebemos um grande déficit nas áreas essenciais para o crescimento do município como educação, saúde, assistência social e geração de emprego e renda.

Na educação, além dos problemas nas escolas e no ensino básico, há estudantes universitários frustados, primeiro, por conta da luta para estudar em Aracaju, pois, o costumeiro transporte nem sempre é oferecido em todos os períodos de aulas, segundo, depois de formados, não tem onde arrumar emprego no município. Essa angústia aumenta pela falta de representantes dessa luta no poder legislativo. 

Entre outros fatores, queremos no pós-pandemia pessoas mais conscientes, humildes e politizadas que saibam quais seus direitos e deveres como cidadãos. Que não sejam leigos e céticos quanto ao Controle Social e aos Movimentos Sociais, além da luta contra a corrupção.

Queremos uma Japaratuba livre, democrática e independente do abuso do poder econômico e político que moldam pensamentos, ações e até relações sociais e amigáveis entre o nosso povo. Queremos políticos que nos representem, que elaborem, discutam e aprovem o projeto popular junto com os cidadãos e a sociedade civil organizada e que sejam aptos a executá-lo.

Queremos de volta nossa cultura, aquela feita pelo povo e para o povo, contando com o devido suporte do poder público como legítimo fortalecedor dos processos sócio-culturais sem interesses particulares.

Queremos qualidade de vida e justiça social que possam nos orgulhar de ser filhos e moradores do nosso município. 

Em fim, comentem, deixem sua opinião. Qual é a Japaratuba que você quer no pós-pandemia?


Nenhum comentário:

Postar um comentário