O que são IDEOLOGIAS DE DOMINAÇÃO? Em síntese, são um conjuntos de ideias que visam beneficiar uma classe social (geralmente a burguesia) em detrimento de outras (classe média e os pobres), fazendo com que a dominação não seja percebida. Isso se dá porque a ideologia dominante passa a ser um interesse individual mascarado com mentiras que a população ou classe social dominada entenda como sendo de interesse coletivo.
De que se alimenta a Desinformação? O termo Fake News, ou notícias falsas, ganhou força mundialmente em 2016, com a corrida presidencial dos Estados Unidos, época em que conteúdos falsos sobre a candidata Hillary Clinton foram compartilhados de forma intensa pelos eleitores de Donald Trump. Então, a desinformação se alimenta da confança de grupos de pessoas seguidoras de perfis ou personalidades de grande influência no cenário político e econômico que ao disparar mensagens falsas, misturadas com informações verdadeiras passam a dar impressão de que a fonte é confiável.
A maioria das notícias falsas são recortes de notícias, manipulações de imagens, utilização de inteligência artificial para criar cenários e falas típicas para que vinculada a uma fonte confiável torne a mentira uma "verdade".
Consequências das Fake News:
Recentemente tivemos a famosa "crise do Pix", uma tragicomédia moderna recheada de ignorância, desinformação e resistência de algumas classes sociais ao combate à sonegação fiscal. Pessoas com formação acadêmicas acreditando nas mentiras disseminadas contra o governo e uma grande quantidade de pessoas sem qualificação se orgulhando de serem ignorantes.
Na verdade, a Fake News se sustenta em um bode expiatório, inimigo e causador de todos os problemas e apelam para o lado emocional do leitor/espectador. Um exemplo clássico é o discurso da extrema direita: o inimigo é a esquerda! O bolsonarismo hoje é uma das principais fontes de notícias falsas mais comuns no Brasil.
E você, em quem acredita: num vídeo postado na internet sobre uma medida do governo ou no site oficial do governo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário