segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

POR QUE JAPARATUBA FICA NO VALE DO COTINGUIBA E NÃO NO VALE DO JAPARATUBA?

Imagem: site da PMJ


Segundo o sítio do Município de Japaratuba na web, a cidade fica no Vale do Cotinguiba. E até hoje a imprensa e a mídia classificam a região como sendo nas proximidades do rio que nasce na divisa dos municípios de Areia Branca e Laranjeiras e desemboca no rio Sergipe, na divisa dos municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, tendo aproximadamente 50 km de extensão.

Já o Rio Japaratuba tem, aproximadamente, 92 quilômetros de extensão, sendo a menor  bacia do estado de Sergipe. Trata-se do rio que banha as terras do município de Japaratuba, e, no entanto, não se fala no Vale do Japaratuba, o rio que nasce na serra da Boa Vista, na divisa entre os municípios de Feira Nova e Graccho Cardoso e deságua no oceano Atlântico, no município de Pirambu. 

Supõe-se que a fama do Vale do Cotinguiba, historicamente, englobe Japaratuba ter sua origem na antiga região canavieira de Laranjeiras, sendo que Capela foi desmembrada de Santo Amaro das Brotas e posteriormente Japaratuba foi desmembrada de Capela o que gerou geograficamente a região da atual Cotinguiba: formado pelos município de Capela, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Siriri. E o Baixo Cotinguiba por: Carmópolis, General Maynard, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo Rosário do Catete e Santo Amaro das Brotas.

Japaratuba é a uma mesorregião composta por: Japaratuba, Japoatã, Pacatuba, Pirambu e São Francisco. Portanto, qual a justificativa de ainda se usar a localização de Japaratuba como sendo no Vale do Cotinguiba? Por ter sido a Cotinguiba uma rica região canavieira e cheia de engenhos? O mais famoso foi o Engenho das Pedras, ficava localizado na região compreendida entre o rio Sergipe e o Japaratuba e pertenceu a descendentes do Barão de Japaratuba, Gonçalo de Faro Rolemberg.

Sabemos que a região da Cotinguiba no século XIX era: Santo Amaro, Socorro, Rosário, Riachuelo, Siriri, Capela, Divina Pastora, Maruim, Japaratuba e Laranjeiras. Nesse caso a Contiguiba não era só uma referência ao rio Cotinguiba, mas, a uma região de prosperidade e exploração econômica com a expansão da cana-de-açúcar. Laranjeiras foi um dos núcleos mais importantes dessa região.

Então, há toda uma história e uma identidade perdida quando ainda se utiliza a localização de Japaratuba no Vale do Cotinguiba e não no Vale do Japaratuba, rio que banha e que dá nome à cidade e à comunidade ribeirinha. Ligar Japaratuba à Cotinguiba signfica lembrar a importância de Laranjeiras no período imperial sergipano e de Capela na atualidade. 

Mas, enfim, Japaratuba que hoje é uma mesorregião, fica onde mesmo? Banhada pelo Rio Japaratuba e sendo Celeiro da Cultura Sergipana ainda está ligada à Cotinguiba canavieira que deu prosperidade a Laranjeiras, Santo Amaro e Maruim, Capela? São questões a analisar e serem vistas e revistas pela sociedade japaratubense!

Vamos futucar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário