quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

SANTANA DO AGRESTE É SERGIPE OU BAHIA? Cidade fictícia explora cultura sergipana

Foto: Bazilio Calazans/Globo


Quem pesquisa no Google, encontra que a fictícia cidade de Santana do Agreste fica no nordeste brasileiro, especificamente na Bahia por causa de Mangue Seco. Mas, a verdade é que na novela Tieta, a cidade está toda impregnada da cultura sergipana.

A começar pelo cenário do romance abranger também a Praia do Saco, em Estância, foi feita a  reprodução do calçamento das ruas de Laranjeiras, em Sergipe, em fibra de vidro por artesãos locais. E ainda tem mais: a equipe de produção utilizou objetos e imagens de santos feitos por artistas sergipanos na decoração dos cenários. 

Essas decorações são vistas na casas, principalmente na pensão de D. Milú, na casa de Perpétua e na casa de Modesto Pires.

Então há uma mistura dos dois estados, pois, o povoado de Mangue Seco, na Bahia, que fica na divisa com Sergipe, foi um dos locais de gravação da novela.

Foto: Divulgação/TV Globo 


Mas, afinal, onde fica Santana do Agreste?


Em Indiaroba, especificamente no povoado Pontal, fica a referência turística para visitar Mangue Seco, na Bahia, através da extensão do Rio Real que faz divisa entre os estados.  Mas, Santana do Agreste, tanto era próxima de Aracaju como de  Salvador, sendo que alguns de seus personagens viajaram para A capital sergipana, o advogado Marcolino Pitombo e sua esposa, por exemplo.

Segundo a placa da marinete de Jairo, a "princesinha do agreste", Santana do Agreste fica em Sergipe. Outra prova é a carta de Carmosina para Tieta. 



Logo no primeiro capítulo, onde Tieta jovem desfila com seu traje escolar e todos a chamam de "cabrita", aparece Jairo fazendo manutenção na sua princesinha... E na placa, verifica-se claramente a sigla SE (Sergipe) e não BA (Bahia). 




No terceiro capítulo, Carmosina envia uma carta pra Tieta e adivinhem o remetente de que cidade é? E o selo?




Já no começo da novela já está a prova de que Santana do Agreste é uma cidade fictícia que fica em Sergipe, na Divisa com a Bahia, especificamente às margens do Rio Real estendendo-se a Mangue Seco. 

Para tirar a dúvida só lendo Tieta do Agreste de Jorge Amado, mas, pelo visto Santana do Agreste está mais para Sergipe do que para a Bahia. 

Mas, há quem diga que sendo Santana do Agreste uma cidade sergipana, seu território supostamente seria no municipío de  Cristinapólis por causa de ter como limite o Rio Real e a cidade de Jandaíra na Bahia. 

Acessem: MEMÓRIA GLOBO e fiquem por dentro da novela Tieta.