segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

POR QUE JAPARATUBA FICA NO VALE DO COTINGUIBA E NÃO NO VALE DO JAPARATUBA?

Imagem: site da PMJ


Segundo o sítio do Município de Japaratuba na web, a cidade fica no Vale do Cotinguiba. E até hoje a imprensa e a mídia classificam a região como sendo nas proximidades do rio que nasce na divisa dos municípios de Areia Branca e Laranjeiras e desemboca no rio Sergipe, na divisa dos municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, tendo aproximadamente 50 km de extensão.

Já o Rio Japaratuba tem, aproximadamente, 92 quilômetros de extensão, sendo a menor  bacia do estado de Sergipe. Trata-se do rio que banha as terras do município de Japaratuba, e, no entanto, não se fala no Vale do Japaratuba, o rio que nasce na serra da Boa Vista, na divisa entre os municípios de Feira Nova e Graccho Cardoso e deságua no oceano Atlântico, no município de Pirambu. 

Supõe-se que a fama do Vale do Cotinguiba, historicamente, englobe Japaratuba ter sua origem na antiga região canavieira de Laranjeiras, sendo que Capela foi desmembrada de Santo Amaro das Brotas e posteriormente Japaratuba foi desmembrada de Capela o que gerou geograficamente a região da atual Cotinguiba: formado pelos município de Capela, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Siriri. E o Baixo Cotinguiba por: Carmópolis, General Maynard, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo Rosário do Catete e Santo Amaro das Brotas.

Japaratuba é a uma mesorregião composta por: Japaratuba, Japoatã, Pacatuba, Pirambu e São Francisco. Portanto, qual a justificativa de ainda se usar a localização de Japaratuba como sendo no Vale do Cotinguiba? Por ter sido a Cotinguiba uma rica região canavieira e cheia de engenhos? O mais famoso foi o Engenho das Pedras, ficava localizado na região compreendida entre o rio Sergipe e o Japaratuba e pertenceu a descendentes do Barão de Japaratuba, Gonçalo de Faro Rolemberg.

Sabemos que a região da Cotinguiba no século XIX era: Santo Amaro, Socorro, Rosário, Riachuelo, Siriri, Capela, Divina Pastora, Maruim, Japaratuba e Laranjeiras. Nesse caso a Contiguiba não era só uma referência ao rio Cotinguiba, mas, a uma região de prosperidade e exploração econômica com a expansão da cana-de-açúcar. Laranjeiras foi um dos núcleos mais importantes dessa região.

Então, há toda uma história e uma identidade perdida quando ainda se utiliza a localização de Japaratuba no Vale do Cotinguiba e não no Vale do Japaratuba, rio que banha e que dá nome à cidade e à comunidade ribeirinha. Ligar Japaratuba à Cotinguiba signfica lembrar a importância de Laranjeiras no período imperial sergipano e de Capela na atualidade. 

Mas, enfim, Japaratuba que hoje é uma mesorregião, fica onde mesmo? Banhada pelo Rio Japaratuba e sendo Celeiro da Cultura Sergipana ainda está ligada à Cotinguiba canavieira que deu prosperidade a Laranjeiras, Santo Amaro e Maruim, Capela? São questões a analisar e serem vistas e revistas pela sociedade japaratubense!

Vamos futucar?

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

SANTANA DO AGRESTE É SERGIPE OU BAHIA? Cidade fictícia explora cultura sergipana

Foto: Bazilio Calazans/Globo


Quem pesquisa no Google, encontra que a fictícia cidade de Santana do Agreste fica no nordeste brasileiro, especificamente na Bahia por causa de Mangue Seco. Mas, a verdade é que na novela Tieta, a cidade está toda impregnada da cultura sergipana.

A começar pelo cenário do romance abranger também a Praia do Saco, em Estância, foi feita a  reprodução do calçamento das ruas de Laranjeiras, em Sergipe, em fibra de vidro por artesãos locais. E ainda tem mais: a equipe de produção utilizou objetos e imagens de santos feitos por artistas sergipanos na decoração dos cenários. 

Essas decorações são vistas na casas, principalmente na pensão de D. Milú, na casa de Perpétua e na casa de Modesto Pires.

Então há uma mistura dos dois estados, pois, o povoado de Mangue Seco, na Bahia, que fica na divisa com Sergipe, foi um dos locais de gravação da novela.

Foto: Divulgação/TV Globo 


Mas, afinal, onde fica Santana do Agreste?


Em Indiaroba, especificamente no povoado Pontal, fica a referência turística para visitar Mangue Seco, na Bahia, através da extensão do Rio Real que faz divisa entre os estados.  Mas, Santana do Agreste, tanto era próxima de Aracaju como de  Salvador, sendo que alguns de seus personagens viajaram para A capital sergipana, o advogado Marcolino Pitombo e sua esposa, por exemplo.

Segundo a placa da marinete de Jairo, a "princesinha do agreste", Santana do Agreste fica em Sergipe. Outra prova é a carta de Carmosina para Tieta. 



Logo no primeiro capítulo, onde Tieta jovem desfila com seu traje escolar e todos a chamam de "cabrita", aparece Jairo fazendo manutenção na sua princesinha... E na placa, verifica-se claramente a sigla SE (Sergipe) e não BA (Bahia). 




No terceiro capítulo, Carmosina envia uma carta pra Tieta e adivinhem o remetente de que cidade é? E o selo?




Já no começo da novela já está a prova de que Santana do Agreste é uma cidade fictícia que fica em Sergipe, na Divisa com a Bahia, especificamente às margens do Rio Real estendendo-se a Mangue Seco. 

Para tirar a dúvida só lendo Tieta do Agreste de Jorge Amado, mas, pelo visto Santana do Agreste está mais para Sergipe do que para a Bahia. 

Mas, há quem diga que sendo Santana do Agreste uma cidade sergipana, seu território supostamente seria no municipío de  Cristinapólis por causa de ter como limite o Rio Real e a cidade de Jandaíra na Bahia. 

Acessem: MEMÓRIA GLOBO e fiquem por dentro da novela Tieta.