O Prefeito, além de executar as leis, tem diversas atribuições, aqui vamos focar em 5 pontos principais que chamaremos de "dever de casa":
1. Suplementar as leis federais, regulamentando e implantando as políticas públicas nas áreas principais: saúde, educação, cultura, assistência social, segurança e infraestrutura;
2. Prestar contas à sociedade , através dos conselhos e demais instâncias do controle social;
3. Combater a fome, a desigualdade social e o analfabetismo através das políticas públicas e parcerias com a sociedade civil organizada;
4. Geração de emprego e renda, através de incentivo ao empreendedorismo e ao comércio local;
5. Melhoria da qualidade de vida através de investimentos na infraestrutura que garantam moradia, boas estradas, ruas e espaços públicos adequados de acordo com a legislação vigente.
No quesito 1, muitos gestores pecam por não conhecerem as leis federais, principalmente as que implantam políticas públicas importantes, com isso deixam a desejar nas áreas principais para o boa qualidade de vida da população.
No quesito 2, infelizmente, a maioria dos gestores resistem em serem controlados pela sociedade civil, sendo que é legal e legítimo o controle social num regime democrático.
Considerado de suma importância, o quesito 3 está diretamente ligados aos mais carentes. A fome, a desigualdade social e o analfabetismo são os principais vetores do subdesenvolvimento do Brasil. Essa política é mantida para garantir os privilégios da burguesia.
A geração de emprego e renda é crucial para o bom funcionamento de um sistema capitalista. Sem mão de obra, simplesmente não há produção de bens e riquezas. É preciso investimento em educação e em políticas públicas de incentivo à indústria e ao comércio.
E finalizando, a infraestrutura que não pode ser somente estética. Tem que ter um planejamento e execução de forma sustentável, eficiente e eficaz de acordo com a necessidade básica das comunidades.
O Prefeito deve também cuidar do transporte urbano, da limpeza e da iluminação pública, além da saúde municipal e da segurança com a implantação de uma Guarda Nacional, enfim, o gestor público é reponsável pelas ações, serviços e políticas essenciais para a vida numa cidade.