As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro, por meio da plataforma TransfereGov
Fonte: IPHAN
Estão abertas as inscrições para organizações da sociedade civil interessadas em executar atividades voltadas à instrução técnica do processo de registro das Bandas de Pífano. O edital de chamamento público foi publicado na edição desta terça-feira, 19, do Diário Oficial da União (DOU). A organização selecionada ficará responsável pela documentação do bem por meio de pesquisa, elaboração de dossiê e material fotográfico e audiovisual para o processo de registro da manifestação. Até o dia 22 de outubro, as inscrições podem ser feitas por meio da plataforma TransfereGov.
A organização selecionada deverá realizar pesquisa de campo e estudos transdisciplinares de modo a abarcar a complexidade das Bandas de Pífano, reunindo profissionais de áreas como antropologia, etnomusicologia e história, sempre com a participação de mestres pifeiros, músicos de bandas de pífano, fabricantes dos instrumentos e outras comunidades. Também está prevista, para a instituição selecionada, a sistematização de informações bibliográficas, acervos e instituições que contribuam com o conhecimento sobre o bem e realização de fóruns e encontros nos principais polos de Bandas de Pífano do Nordeste e Sudeste.
Festival de Inverno de Garanhuns, 2019 Foto: Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe)De forma simplificada, são consideradas Bandas de Pífano os grupos tradicionais que possuem o pífano como instrumento principal, geralmente acompanhadas por zabumba e caixa. As bandas também conhecidas como Terno de Zabumba, Bandas Cabaçais e Esquenta-muié. Uma definição mais completa dessa manifestação cultural pode ser acessada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio do processo Iphan nº 01450.007197/2016-48.
“O Iphan investirá recursos para a tão aguardada instrução de registro das Bandas de Pífanos, oportunidade ímpar para engajamento de pesquisadores e instituições interessados no tema e, ainda, para a produção de conhecimento sobre este bem cultural”, declarou a coordenadora de registro e revalidação do Iphan, Marina Duque.
Cronograma
Finalizadas as inscrições, começa a etapa de avaliação das propostas pela Comissão de Seleção, o que deve acontecer entre nos dias 24 e 25 de outubro. A data provável de divulgação do resultado é 26 de outubro. Haverá três dias para a interposição de recursos e no dia 6 de novembro deve ser publicado o resultado definitivo. As propostas deverão estar orçadas no valor máximo de R$ 450 mil; a parceria será firmada por meio de termo de colaboração com vigência de dois anos, podendo ser prorrogada. Todos os critérios de julgamento, metodologias de pontuação e outros detalhes estão descritos no edital.
Baixar EDITAL