quinta-feira, 21 de setembro de 2023

IPHAN abre inscrição para instrução técnica do processo de registro das Bandas de Pífano

As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de outubro, por meio da plataforma TransfereGov

Fonte: IPHAN

Foto: Banda de Pífanos de Geração em Geração/Japaratuba-SE

Estão abertas as inscrições para organizações da sociedade civil interessadas em executar atividades voltadas à instrução técnica do processo de registro das Bandas de Pífano. O edital de chamamento público foi publicado na edição desta terça-feira, 19, do Diário Oficial da União (DOU). A organização selecionada ficará responsável pela documentação do bem por meio de pesquisa, elaboração de dossiê e material fotográfico e audiovisual para o processo de registro da manifestação. Até o dia 22 de outubro, as inscrições podem ser feitas por meio da plataforma TransfereGov.  

A organização selecionada deverá realizar pesquisa de campo e estudos transdisciplinares de modo a abarcar a complexidade das Bandas de Pífano, reunindo profissionais de áreas como antropologia, etnomusicologia e história, sempre com a participação de mestres pifeiros, músicos de bandas de pífano, fabricantes dos instrumentos e outras comunidades. Também está prevista, para a instituição selecionada, a sistematização de informações bibliográficas, acervos e instituições que contribuam com o conhecimento sobre o bem e realização de fóruns e encontros nos principais polos de Bandas de Pífano do Nordeste e Sudeste. 

Festival de Inverno de Garanhuns, 2019 Foto: Jan Ribeiro/ Secult PE - Fundarpe)De forma simplificada, são consideradas Bandas de Pífano os grupos tradicionais que possuem o pífano como instrumento principal, geralmente acompanhadas por zabumba e caixa. As bandas também conhecidas como Terno de Zabumba, Bandas Cabaçais e Esquenta-muié. Uma definição mais completa dessa manifestação cultural pode ser acessada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio do processo Iphan nº 01450.007197/2016-48.   

“O Iphan investirá recursos para a tão aguardada instrução de registro das Bandas de Pífanos, oportunidade ímpar para engajamento de pesquisadores e instituições interessados no tema e, ainda, para a produção de conhecimento sobre este bem cultural”, declarou a coordenadora de registro e revalidação do Iphan, Marina Duque.  

Cronograma 

Finalizadas as inscrições, começa a etapa de avaliação das propostas pela Comissão de Seleção, o que deve acontecer entre nos dias 24 e 25 de outubro. A data provável de divulgação do resultado é 26 de outubro. Haverá três dias para a interposição de recursos e no dia 6 de novembro deve ser publicado o resultado definitivo. As propostas deverão estar orçadas no valor máximo de R$ 450 mil; a parceria será firmada por meio de termo de colaboração com vigência de dois anos, podendo ser prorrogada. Todos os critérios de julgamento, metodologias de pontuação e outros detalhes estão descritos no edital. 

Baixar EDITAL

LANÇAMENTO DE LIVRO EM JAPARATUBA: 2023 não passará em branco.

 

Foto: Divulgação

O escritor Tonibeni de Moura (José Antônio Moura) estará lançando seu livro O SANGUE É TEU, O CAMINHO É MEU no próximo dia 23 de Setembro de 2023, às 17 horas, na Câmara Municipal de Japaratuba. Vamos prestigiar. 

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

UM ANO DE SAUDADES: Mestre Gibras, Presente!


Há exatamente um ano expirava o Mestre Gibras. Gilberto dos Santos foi um poeta, escritor, amante da cultura, político e ativista sócio-cultural. Nasceu em 15 de Novembro de 1952 e faleceu em 20 de Setembro de 2022. Autor dos livros Reminiscencias (2015) e Japanovenas (2019), uma curiosidade é que o seu primeiro livro foi publicado por uma editora local, ou seja, Gibras se orgulhava de ser "bairrista" e valorizar a "prata da casa", inclusive foi um dos incentivadores para a implantação da primeira editora de Japaratuba, a JHS Publicações, juntamente com outros amigos de luta.

Segundo ele mesmo publicou, é nascido de Lúcia e Argemiro, em domicílio, à Rua João de Deus(antiga Rua do Esquadro), Cidade de Japaratuba/SE, sendo registrado como filho natural de Cândida e Nicodemos no Cartório do 3º Oficio de Aracaju/SE.

Para esse ano, em votação em Dezembro de 2022, a Câmara de Vereadores de Japaratuba aprovou 2023 como sendo o Ano Cultural "Mestre Gibras", porém, até agora não se tem conhecimento se houve a sanção por parte do executivo e tampouco a confecção do calendário cultural fazendo jus à lei. 

Entre os legados do Mestre Gibras estão: luta incansável nas instâncias do controle social (conselhos municipais de saúde e de cultura), participação, incentivo e fomento de movimentos sócio-culturais, participação e educação política. No início de 2022, à frente do Conselho Municipal de Políticas Culturais prestou um grande serviço de orientação e recepção dos grupos culturais na Prestação de Contas e Contrapartida da Lei Aldir Blanc.

Conforme informou a família, a missa de 1 ano será neste domingo, dia 24 de Setembro de 2023, no Salão Paroquial.