domingo, 9 de fevereiro de 2020

VOZES DO VAZIO: O Poeta angustiado com a falta de inspiração






VOZES DO VAZIO



Vazio. Esse mal que atormenta

Sinto que o peito não aguenta...

É um acordo indecoroso, sem brio

Entre corpo e desejo, em desequilíbrio

Que à alma amargurada arrebenta.



Cultivo o silêncio nessa zoada

Que confuso, às vezes, me encontro

E sozinho entre mil fico perdido

Sinto assobiar no meu ouvido

Um murmúrio do cérebro em desconforto.



Já não me inspiro de tal modo

Que a pena já está despedaçada

Restando-me apenas rabiscar

Quando raras vezes a alma emocionada

Recorre ao meu estilo, já destreinado

E assim consigo, então, versificar

O que no pensamento deixei marcado!



HORA, F. J. Poesia Originalista. 07/02/2013.



O que preocupa o poeta?


A falta de inspiração vem do barulho infernal, ou poluição sonora. Esse tema recorrente demonstra uma das maiores inquietações do eu-lírico perante a expressão da sua alma. 


O Vazio é da alma do Poeta ou das pessoas ao seu redor?


O vazio das pessoas ao redor toma conta do estado de espírito do poeta, esvaziando-o de tudo o que é criativo, para estacionar no consumismo e na curtição dos que não querem filosofar.

sábado, 1 de fevereiro de 2020

UM BOM PROJETO POLÍTICO tem que ter um executor preparado e honesto.


Na democracia, a vontade popular é quem deve prevalecer. Na prática, os nossos representantes seguem seus "princípios" e fazem da consulta popular um evento para as urnas de 4 em 4 anos. Ou seja, não há um projeto popular que tenha representantes, nem defensores nas três esferas do poder público.

O voto no candidato por carisma ou popularidade tem mostrado grandes prejuízos para o povo brasileiro. Primeiro, porque as promessas não são cumpridas, segundo, porque para ser eleito o candidato precisa de alianças, geralmente as elites do poder econômico, gerando o famoso "rabo-preso"!

Qual o ideal? 

A elaboração de um projeto popular, participativo que contemple as necessidades do povo. O controle  e os movimentos sociais,  juntamente com  a sociedade civil organizada podem e devem ser os pontos-chaves para a indicação de um representante que seja capaz de executar o projeto sem interesses pessoais, nem aceitação de patrocínios eleitoreiros.

Sobre o financiamento eleitoral? 

É de extrema importância que os partidos políticos, principalmente os pequenos, tenham acesso democrático à propaganda eleitoral gratuita, seja em rádio e televisão, seja em periódicos. O importante é fazer com que o seu o projeto atinja o máximo possível de pessoas. Isso, de forma legal, e moral. 

O projeto tem que ser popular, democrático e social. O representante não deve ser somente o que "ganha a eleição", mas, aquele vai cumprir as promessas e ser transparente, pois, suas ações devem ser fiscalizadas, explicadas e justificadas conforme a lei e os princípios da cidadania.