quarta-feira, 15 de agosto de 2018

JAPARATUBA terá Academia de Letras

Comissão Pró-AcademiaComissão Pró-academia

Nesta quarta-feira, 15, às 15 horas, os membros da Comissão Pró-Academia de Letras e Artes de Japaratuba (ALAJA) foram recebidos, na Academia Sergipana de Letras por Dr. Domingos Paschoal, Presidente da Comissão de Interiorização das Academias.

Na oportunidade foram debatidas e encaminhadas as propostas para a implantação da Academia de Letras e Artes Japaratubense – ALAJA. Participaram os poetas e artistas Périclys da Rocha, Liu Poetisa,Flávio Hora e Claudomir Tavares.

Após vários anos de luta de ativistas e poetas com diversos movimentos culturais, em fim, as sementes da academia de letras foi plantada, fortalecendo assim o movimento pró-academia que já começa a dar frutos.

Escritor Flávio Hora


Movimentos Culturais

Apesar dos movimentos culturais com ideias de criação de grupos de artistas, associações ou entidade representativas de poetas e artistas estarem em andamento desde 2014 e da criação da primeira editora de Japaratuba, essa é a primeira vez que se propõe criar de fato uma academia de letras, principalmente, com o apoio de pessoas ligadas à área em nível estadual.

Dona

O movimento pró-academia vê na figura de Maria de Souza Campos (Dona) o maior expoente que deixou diversos legados para a cultura e para as várias gerações, sendo um exemplo a ser seguido.

Patrono da Academia


Um comentário:

  1. Já era mais que necessário a implantação de uma casa como esta em nossa cidade.
    Cidade denominada celeiro da cultura que apesar das lutas por forças minoritária não encontrando apoio dentro de casa pela administração, permaneceu trancafiada no armário impedida de voar mais alto, coisa que me parece fortalecida com o apoio do Presidente da Academia Sergipana de Letras Sr. Dr. Domingos Paschoal e ressaltando com a chegada da mais nova poetisa Liu. Meus parabéns e possamos ser reconhecido no nosso estado e quiçá no Brasil.

    ResponderExcluir