LEIA UM LIVRO! Há quem diga que essa frase só parte de um escritor, livreiro ou editor. Pois bem. Será que alguém que goste de ler (e sentir o cheiro dos) livros, não se atreveria a fazer tal recomendação? Ora, num país onde cerveja e futebol são as duas maiores paixões, comprar um livro significa sacrificar o prazer de uma “gelada” ou de uma “jogada”. Isso é só o começo. Já que você não gosta de ler... então, DÊ LIVROS DE PRESENTE! Mas, o leitor ou aspirante a comprador quando resolve cometer tal façanha (ler um livro), pergunta-se: “por que vou comprar determinado livro”. Pesquisas indicam que os três principais motivos para a compra de um título são: 1º autor recomendado por alguma celebridade ou em destaque nas mídias sociais e políticas; 2º Leitura obrigatória para prova ou concurso; 3º Capa atraente e editora famosa no mercado editorial. O preço só atrai quando o livro é daquele amigo ou “colega”, claro, toda regra tem exceção. E esse mesmo comportamento se dá para homenagens póstumas e pessoas que se apresentam a nível nacional. E o significado de nacional é fazer parte do eixo Rio-São Paulo. Em fim, entre LER UM LIVRO e DAR UM LIVRO DE PRESENTE, há várias ponderações: Ler por quê, e comprar a quem! E ainda aquela velha esperança: que o próprio autor doe o livro, ou presenteie. Patrocínio para artista desconhecido é coisa de louco!
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