LEIA UM LIVRO! Há quem diga que essa frase só parte de um escritor, livreiro ou editor. Pois bem. Será que alguém que goste de ler (e sentir o cheiro dos) livros, não se atreveria a fazer tal recomendação? Ora, num país onde cerveja e futebol são as duas maiores paixões, comprar um livro significa sacrificar o prazer de uma “gelada” ou de uma “jogada”. Isso é só o começo. Já que você não gosta de ler... então, DÊ LIVROS DE PRESENTE! Mas, o leitor ou aspirante a comprador quando resolve cometer tal façanha (ler um livro), pergunta-se: “por que vou comprar determinado livro”. Pesquisas indicam que os três principais motivos para a compra de um título são: 1º autor recomendado por alguma celebridade ou em destaque nas mídias sociais e políticas; 2º Leitura obrigatória para prova ou concurso; 3º Capa atraente e editora famosa no mercado editorial. O preço só atrai quando o livro é daquele amigo ou “colega”, claro, toda regra tem exceção. E esse mesmo comportamento se dá para homenagens póstumas e pessoas que se apresentam a nível nacional. E o significado de nacional é fazer parte do eixo Rio-São Paulo. Em fim, entre LER UM LIVRO e DAR UM LIVRO DE PRESENTE, há várias ponderações: Ler por quê, e comprar a quem! E ainda aquela velha esperança: que o próprio autor doe o livro, ou presenteie. Patrocínio para artista desconhecido é coisa de louco!
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
Concurso Literário Faça Parte Dessa História
FNDE
O Concurso
Você quer fazer parte dessa história?
Durante 80 anos, por meio da Política Pública dos Programas do Livro, livros de diversos autores têm chegado aos estudantes. Neste ano de comemoração, é importante que nossa sociedade possa pensar a relação entre o estudante e o livro e, ainda, qual o papel do livro no desenvolvimento da nossa nação.
Com o Concurso Literário Faça Parte Dessa História, além de comemorar os 80 anos de história dos Programas do Livro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação oferece a possibilidade de fazer com que estudantes sejam autores de livros.
Como Participar?
Poderão participar do presente concurso estudantes devidamente matriculados em turmas de ensino fundamental e médio das escolas públicas do Brasil, desde que atendam as normas deste Edital e de seus anexos.
Como se inscrever?
As inscrições serão realizadas unicamente por meio eletrônico, nesta página. O período de inscrição inicia-se em 15 de dezembro de 2017 e encerra-se em 02 de março de 2018.
Quais os prêmios?
Para o primeiro lugar de cada uma das categorias, um notebook e uma viagem internacional para conhecer a maior feira de livros do mundo, a Frankfurter Buchemesse (Feira do Livro de Frankfurt).
quinta-feira, 4 de janeiro de 2018
CONTROLE SOCIAL: Empossada mesa diretiva do Conselho de Saúde de Japaratuba
Reunião aconteceu ontem, 03 de Janeiro de 2018.
-> DIA 03JAN2018
Registramos nesta data a 242ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Saúde de Japaratuba-SE/CONMUSAJAPA. Empossada a Mesa Diretiva eleita na 241ª R.O.(06dez2017) Presidente: Claudia Maria Ramos Santos(USUÁRIO); SUPLENTE: Everton Santos da Silva(TRABALHADOR); VOGAIS: Edjane Almeida e Gilberto dos Santos; SECRET. EXECUTIVO: Cristóvão Menezes Silva.
PS.: ausência constante da Gestão que, ao que parece, mesmo já sendo do seu conhecimento, desconsidera e/ou ignora a Lei de Criação do Conselho, sua recente alteração e o Regimento Interno, chegando ao cumulo de oficiar o Conselho(OF-181, de 18dez2017) solicitando a Ata da Reunião Ordinária de dezembro (06dez2017), vez que esta, mesmo já tendo sido elaborada, foi aprovada na Reunião de hoje. Já do conhecimento da Câmara e do MP, através das Atas enviadas, a ausência dos membros representantes da gestão, a falta de apresentação dos Relatórios Quadrimestrais de Prestação de Contas, num acinte à legislação e descompromisso pra com a gestão do Fundo Municipal de Saúde, personalidade jurídica, do qual a Instância do Controle Social é cogestor e tem o dever de "fiscalizar". Com certeza tomaremos as devidas medidas protetivas e legais para não penalizar mais o nosso Conselho Municipal!
Texto e Imagens: Gilberto Santos, Gibras, publicado em Gilberto Santos.