sexta-feira, 17 de outubro de 2014

JHS PUBLICAÇÕES cumpre lei da Política Nacional do Livro

 

JHS_editora_log2mini

A primeira editora de Japaratuba, a JHS PUBLICAÇÕES, nasceu com a missão de incentivar e facilitar a produção, edição, publicação e comercialização de livros. E, a lei 10.753 de 30 de Outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro é, uma das armas legais nessa luta.

O projeto teve início em Abril de 2014 com a intenção de criar o CLUBE DE ARTISTAS DE JAPARATUBA para então poder reunir os poetas, músicos e demais artistas para fazer a difusão artístico e cultural do município. Apesar de convidado uma extensa lista de mais de 20 artistas, o público da reunião não passou de 4 pessoas. As primeiras ações seriam:

  1. Venda antecipada de obras de autores locais para custear a impressão dos livros – feitas por cada artista interessado;
  2. Publicação de todas as obras de autores/escritores de Japaratuba;
  3. Disponibilização de obras para vendas na internet;
  4. Parcerias com instituições públicas e privadas que incentivem a publicação.

Entre os dispostos na lei está a obrigatorieda da União, Estados e Municípios em fomentar, promover, estimular e propiciar à produção, editoração, publicação e comercialização de livros. E sabemos que nossa cidade, apesar de ter uma biblioteca, não dispõe de programas ou orçamentos para o cumprimento dessa lei.

Infelizmente, o projeto não foi abraçado pelos artistas, o que resultou na criação de uma editora privada e consequente trabalho de voluntários e esforços para que o primeiro lançamento da editora fosse possível. Inclusive, não houve apoio ou o patrocínio esperado pelo poder público, mostrando o desinteresse em uma área de grande importância e, o pior, não está cumprindo a lei.

O lançamento do livro Cantos da Nova Idade, do poeta F. J. Hora, ocorreu no dia 26 de Setembro de 2014, ás 19 horas, na Câmara Municipal de Japaratuba. Contou com a presença de fãs, voluntários, amigos, parentes, artistas e algumas autoridades.

O evento marca uma nova fase na literaatura japaratubense, quebrando as barreiras da publicação de livros. O livro lançado e outras publicações da editora estão à venda no site CLUBE DE AUTORES.

As vendas continuam e já está em andamento a próxima publicação. Esperamos agora, já visto que os livros são uma realidade, os artistas se engajem e o município possa ter à sua disposição as obras dos diversos poetas e ai sim, Japaratuba ter condições de se afirmar como celeiro da cultura sergipana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário