quarta-feira, 22 de agosto de 2012

TRAUMAS, retrato do passado, presente e... futuro

Edson Gomes

TRAUMAS

Edson Gomes

O amor foi a pedra que faltou no alicerce da nação
Esse amor és a pedra que sobrou nessa nossa construção
E o amor que os cantores cantam
Não junta a família
Não soma,não junta a família uo uo uo

Filhos e filhas contraindo traumas
Sexo e drogas, fama e dinheiro
Assunto principal
Sexo e drogas, fama e dinheiro
Notícias do jornal

Juventude toda perdida
Uma juventude mal dirigida
E mesmo protegido pela polícia
Nós não estamos livres da violência
A juventude toda perdida
Uma juventude mal concebida

Mesmo protegidos pela polícia
Nós não estamos livres da violência
Que não soma, nem junta uma família
Não soma, não junta, a família


Essa é, sem dúvida, uma das canções que mais retratam a realidade do Brasil. Aqui iremos analisar cada estrofe  e tirar proveito desse conhecimento popularizado na voz de Edson Gomes.

  1. O amor = esse é o alicerce para qualquer construção, sem ela não há monumento, prédio ou casa que resista. Estamos num país capitalista construído sobre as leis mais subhumanas possíveis, onde todos vivem em função do deus dinheiro;
  2. "E o amor que os cantores cantam/Não junta a família" = De que amor está se falando? Este é o trecho que eu considero de fundamental importância para o esclarecimento dos padrões e modismo que a industria do consumismo nos impõem. Esse amor que os cantores cantam são paixões, desejos, promiscuidade, realização do prazer carnal, momentâneo, sensacionalista. E o resultado desse amor falso é o desmoronamento da família. São os relacionamentos sem alicerce, sem amor.
  3. O que é o amor? O amor é a natureza intrínseca de Deus.  Ele é único e incondicional, não existe outros tipos de amor, inclusive aquelas concepções de "fazer amor" (copular), a fila anda (promiscuidade), ninguém é de ninguém (ficar) são construções modernas sem estrutura que desmoronam, ou seja, "não junta a família".
  4. Juntar a família = Com a falência da família, há, consequentemente, a queda dos valores morais e culturais que perduraram por vários séculos. Evoluir é preciso, mas com reponsabilidade e respeito. Enquanto a educação, com enfase em educação familiar, não fizer parte dos hábitos do ser humano, a tendência é a queda de todas essas construções sejam elas físicas ou psicológicas.
  5. Filhos e filhas = As novas gerações são construídas por traumas causados pela falta de amor, pois, a mídia criou um "novo amor" fantasiado pelos interesses da indústria fonográfica.
  6. Sexo e drogas, fama e dinheiro = Esses assuntos são as principais imagens grafadas nas paredes dessa nossa construção. As ações políticas e das empresas de marketing estão focadas nesses assuntos, pois, eles são vistos pela sociedade como algo impactante e tras popularidade, seja para o bem ou para o mal.
  7. Juventude toda perdida = Não há um patrimônio familiar seguro que guie os jovens em direção ao amor, mas ao consumismo e ao fortalecimento do capitalismo. 
  8. Nós não estamos livres da violência = Infeizmente, investir em policiamento não é a solução imediata, mas investir numa reeducação psico social e moral e religiosa, trabalhar com processos de conscientização que minimizem a violência. Criar políticas de inserção de jovens em escolas preocupadas em educar para a vida e reformar a legislação para dar a punição justa aos infratores sejam eles menores ou maiores, ou seja acabar com a impunidade.
Aqui está apenas um breve comentário sobre essa canção tão atual e marcante quando o assunto é a realidade brasileira. A música apaixonada, acaba virando o livro didático dos que não se interessam em ter uma boa  formação acadêmica ou cultural. Sou testemunhas de estudantes oportunistas para perderem aula. É preciso saber que sem amor, nada somos. Deus é Amor! São sinônimos.Um é a arvore e o outro é o fruto!
Precisamos limpar a máquina pública. É preciso criar uma sociedade consciente, participativa e, principalmente, amorosa! Um amor que junte a família!

Nenhum comentário:

Postar um comentário