sexta-feira, 25 de março de 2022

Não é só a DESO, os Municípios são os titulares do abastecimento de água.



Segundo a Lei 11.445/07 que "estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico; cria o Comitê Interministerial de Saneamento Básico", o saneamento é composto por quatro componentes: abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, manejo de águas pluviais. Entre outras definições, a lei diz claramente que o município é o titular dos serviços e, portanto, responsável por planejar a política pública e garantir o  controle social.

Com base na legislação acima percebemos claramente que muitos municípios se escondem atrás das empresas que prestam serviço e, comumente, nas reclamações e processos contra a má qualidade do serviço somente a DESO (empresa sergipana) é quem é citada. 

Mas, ao consultar as Ações Civis Públicas dessa natureza encontramos como réu não somente a Deso como também os municípios da jurisdição pleiteada. Isso reforça a responsabilidade dos municípios na condução das políticas públicas de saneamento básico, principalmente no que diz respeito ao abastecimento.

É preciso que a sociedade seja alertada e comece a cobrar também dos gestores municipais sobre a qualidade do serviço prestado e deixem de lado a hipótese de "privatização" da DESO como solução para os desserviços da empresa. Essa é uma questão que pode ser amplamente debatida entre poder público e sociedade civil organizada.

Falta de água, além de constrangimento, é um ato desumano, pois, sem água simplesmente não tem vida no planeta. É uma lei natural, não é invenção dos homens.

E você, o que acha disso?

O DESPERTAR NO DIVÃ: Segundo romance de F. J. Hora já está disponível para vendas.

 


Segundo romance de F. J. Hora já está disponível para vendas.


Mesmo com o lançamento previsto para Abril de 2022, já se encontra disponível para vendas o novo romance do escritor Flávio Hora inspirado nas vivências do Ensino Médio ambientado no antigo CEFET-SE, Aracaju SE.

O livro conta a experiência de Sílvio, um poeta em construção, que adentra o mundo acadêmico e urbano da capital sergipana. O choque de realidade é balanceado com grandes paixões e amores de um poeta romântico e apaixonado. Um típico e inusitado triângulo amoroso.


DADOS DA OBRA

ISBN 9786599151613
Número de páginas 160
Edição 1 (2022)
Formato A5 (148x210)
Acabamento Brochura c/ orelha
Coloração Preto e branco
Tipo de papel Offset 75g

Sinopse


A época? 2001, início do século XXI - onde havia efervescência de tecnologia e descobertas científicas.

Sílvio é um poeta interiorano que adentra uma escola federal da capital para cursar o Ensino Médio. Apesar do choque de realidade, sua vida muda com as investidas amorosas de Lívia e de Lana. Porém, sua estadia é marcada por desilusões devido a sua timidez. Apesar dos obstáculos, ele consegue ter sua iniciação sexual.


quarta-feira, 23 de março de 2022

O DESPERTAR NO DIVÃ: novo livro de Flávio Hora será lançado em Abril

 

Capa do livro

Novo romance de F. J. Hora será lançado em Abril desse ano.

A espera acabou. Finalmente será lançado o novo romance do escritor Flávio Hora inspirado nas vivências do Ensino Médio ambientado no antigo CEFET-SE, Aracaju SE.

O livro conta a experiência de Sílvio, um poeta em construção, que adentra o mundo acadêmico e urbano da capital sergipana. O choque de realidade é balanceado com  grandes paixões e amores de um poeta romântico e apaixonado. Um típico e inusitado triângulo amoroso.

Sinopse:


A época? 2001, início do século XXI - onde havia efervescência de tecnologia e descobertas científicas.

A escola, considerada uma das melhores do setor público, antigo CEFET-SE.

O enredo é todo em flashback, conforme seu narrador, Sílvio, vai contando e descrevendo para uma de suas musas reais, a psicóloga Flor.

Sílvio é um poeta interiorano que vai estudar na capital e adentra a "pólis" como forma de evolução e conhecimento. Apesar de estar sempre em cena, Flor é apenas "confidente".

O poeta sofre com suas desilusões amorosas devido à sua timidez e pouco entusiasmo com os relacionamentos. Ele conta sua maior paixão ou "amor"!

Paralelo a essa história tem as aventuras de uma turma da escola durante o desenvolvimento de um projeto integrador! 

Como a maioria dos poetas, Sílvio nutre amor platônico por Lívia, sua musa, mas, se apaixona por Lana, melhor amiga dela. Apesar dos obstáculos, Sílvio consegue ter sua iniciação sexual. 

Em fim, é um romance contemporâneo, juvenil, cheio de amor, paixão, poesia e sexo. 

Aguardem!