quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

DE OLHO NO LEGISLATIVO: O copia e cola dos textos orçamentários

camara-municipal

12DEZ2017
CÂMARA MUNICIPAL DE JAPARATUBA/SE.


77 e 78ª S. O.


PRESENÇA:
1. Vereadores - Valdir, Manoel, Anselmo, Geovânia, Ronaldo, Pedro, Eugênio, Albert, Nilton César, Assessores e Servidores da Casa;
2. +ou_ uma dúzia de insistentes.
ORDEM DO DIA:
77ª S.O. - PL-11/2017 -> dispõe sobre o PPA;
78ª S.O. - PL-10/2017 -> LOA/2018.
# Presidente da Mesa põe pra discussão e votação (sem passar pelas Comissões para devida apreciação e muito menos Audiência Publica) - o Vice-Presidente e Líder da Bancada da Situação solicita a retirada das propostas para alteração, revisão e avaliação.
P.S.: algo de novo no "potentado"! O "Publico" de Japa, que não costuma participar das avaliações e decisões do "delibera" mais uma vez engoliria (e vai engolir), sem degustar ou mastigar, o insípido "bolo" engendrado por escritório contábil contratado pela gestão que continua a copiar/colar(com ligeiras alterações formais) textos orçamentários.


Por Gibras/ Publicado em https://www.facebook.com/gilberto.santos.3348

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

NOVENA DE SANTA LUZIA É REALIZADA NO POVOADO ENCRUZILHADAS

Cânticos
A Novena de Santa Luzia, tradicionalmente realizada no dia 13 de dezembro, aconteceu nesse sábado, 09, na Igreja de Santo Antônio (padroeiro de fato), no Povoado Encruzilhadas, Japaratuba-SE, como sempre organizada pela Família Hora e comunidade local.
Esse ano, por ocasião do aniversário da matriarca da família, as festividades tiveram início com a realização de uma missa às 16 horas, seguida dos parabéns pelos 91 anos de D. Caçula, a herdeira da tradição festiva iniciada por seus antepassados, pois, já alcançou seu pai festejando, o que legitima o costume como centenário.
Banda de Pífanos de Geração em Geração
A animação ficou por conta da Banda de Pífanos de Geração em Geração que é composta por membros da família e amigos. Com o falecimento de João da Hora em março desse ano, a composição ficou:
1. Jailson da Hora - Pífano
2. Vasso – Pífano
3. Loló – Zabumba
4. Ivanildo – Zabumba
5. Israel – Zabumba e Caixa
6. Franklin – Zabumba e Caixa
Esse ano tocou também Oliveira e Antônio Feitosa, ambos membros da Família Hora, completando assim os 8 membros com que sempre é formada.
Missa
HISTÓRICO DA TRADIÇÃO
Como é de conhecimento de todos da região, a Banda de Pífanos sempre era convidada para as novenas tradicionais da região como a de Santo Antônio em Encruzilhadas, Santa Luzia no Possão e outras no Siblade na casa de Zé Salu e de Antônio do Ouro, na Várzea-Verde na casa de D. Adília.
Contando a partir do patriarca Seu Dóia, a banda já está na quarta geração, a dos bisnetos. Geralmente, os novenários culminam com a festa do dia, onde tem os cânticos ou reza, a vena ou ato de veneração e, por último, o leilão. Dessa forma, a comunidade demonstra sua cultura e independência, pois, trata-se de um evento genuinamente comunitário.
A Novena De Santa Luzia, originalmente era realizada por outra ramificação da Família Hora, residentes no Povoado Possão, mas, devido à idade, alguns membros estão impossibilitados de festejar restando apenas à família manter viva a tradição.
Vena
A FESTA
Depois da missa, teve a apresentação da Banda de Pífanos de Geração em Geração, logo após os parabéns para a aniversariante. Em seguida os cânticos, a vena e depois o leilão. Participaram, além da comunidade local, pessoas dos povoados Várzea-Verde, Mundo Novo, Sibalde, Riachão e localidades circunvizinhas.
IMG_20171209_194722376
Filhos
Comunidade  Netos e sobrinhos

Realização: Jailson da Hora e Família.
Organização: Família Hora.
Apoio: Comunidade local.

sábado, 9 de dezembro de 2017

ÁGUAS DA MISSÃO: terreiros afros de Japaratuba realizam 3º cortejo e lavagem das escadarias da Igreja Matriz

Águas da Missão_2

AGUAS DA MISSÃO - História:


2014 - Gestão da Cultura/SECTE e Controle Social/recém criado CMPC convidam Babas e Iás para discutem a melhor forma de propiciar à Comunidade de Terreiro um momento "sui generis", único, específico, para festejar OXUM/Nª Sra. da Saúde com um cortejo próprio e consequente lavagem das escadarias da Igreja Matriz de Japaratuba/SE na solene e santificada data de 08DEZ. Na época o Pároco, consultando a Coordenação da Comunidade Eclesiástica Local e Zeladoras, se mostrou reticente em abrir as portas do templo para as homenagens e obrigações dos fiéis mas, permitiu o evento nas escadarias e, assim, com a presença das comunidades de terreiro de matriz afro de Japaratuba, Comunidades vizinhas e até da Capital do Estado aconteceu o 1º Evento das Aguas da Missão a 08DEZ2015, contando com a colaboração da Gestão e do Conselho e já sob o controle e coordenação da Comissão das Comunidades de Terreiro, logo após a tradicional Alvorada Festiva pela Centenária Banda de Musica da Sociedade Filarmônica "Euterpe Japaratubense". O 2º Cortejo das Aguas da Missão (08DEZ2016) teve um brilho especial e o Pároco e a Comunidade Católica abriram as portas da Igreja para as homenagens e obrigações. Estamos no 3º Cortejo das Aguas da Missão (08DEZ2017) - o seu brilho e fluência nos mostra o quanto fomos felizes com a concepção e indica mais e mais o respeito de Japaratuba à sua origem "indoportáfrica"!
"ORA YÊ YÊ Ô! – Salve a Senhora da bondade"

Aguas da Missão


Texto de Gilberto CMPC

Fotos: Gibras

sábado, 2 de dezembro de 2017

POESIA NA ESCOLA: Emiliano realiza seu primeiro festival de poesias

Jurados

01 de Dezembro de 2017 ficará na história daquela escola como o primeiro passo para o despertar poético dessa nova geração, digamos, de poetas que estavam dormindo.

O evento ocorreu das 19 horas até pouco mais das 22 horas na Escola Municipal Professor Emiliano Nunes de Moura. Foram premiados os ganhadores do 1º ao 5º lugar e o melhor intérprete, além do prêmio de participação para os demais finalistas do concurso.

Na oportunidade, o escritor e editor Flávio Hora premiou os vencedores com um exemplar da sua obra Cantos da Nova Idade (2014).

Cenário do Festival

Da Mesa Julgadora

A mesa julgadora foi composta por nomes da poesia, cultura e da educação local:

João Batista Rocha: Poeta, Escritor Teatral e Assessor Administrativo da Escola Emiliano;

Flávio Hora, também conhecido com F. J. Hora no mercado editorial: Poeta, Escritor, Editor e Diretor Financeiro da Secretaria Municipal de Educação de Japaratuba;

Périclys Rocha: Poeta, Ator e Secretário de Cultura e Turismo de Japaratuba;

Sonys Alberto: Poeta, Estilista e Produtor Cultural;

Andreza Silva Mattos: Professora da Rede Municipal de Japaratuba e Assessora da Secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro;

Gilene dos Santos: Professora da Rede Municipal de Ensino e Secretária Municipal de Educação de Japaratuba.

Ganhadores

Participantes

1º LUGAR: DOENÇA INCURÁVEL – José Magno Monte Joaquim

2º LUGAR: CORES DESCOLORIDAS – Ádila Lorena Fonseca de Almeida –  MELHOR INTÉRPRETE;

3º LUGAR: DO ESPELHO À RENOVAÇÃO – Caroline Matos;

4º LUGAR: MINHA NOITE COMPANHEIRA – Sabrina Moura;

5º LUGAR: REAGIR, SEGUIR E VENCER – Autora: Ana Clara.

Andressa, uma das juradasJOSÉ MAGNO – 1º Lugar

Ganhadora recebe livro do Escritor Flávio Hora2º lugar e MELHOR INTÉPRETE

Avaliação do Evento

A realização de um Festival de Poesias é sempre um feito louvável, principalmente quando realizado no seio escolar, despertando nos nossos estudantes essa vontade de expressar suas emoções, pensamentos e opiniões através da arte. Parabéns a toda a equipe da Escola Emiliano, a Diretora Sílvia Joaquim,  professores e alunos pela iniciativa pioneira.

Andressa e participantesAndressa e Ádila Lorena

Poema Vencedor

Poema VencedorClique na imagem para ampliar.