quinta-feira, 20 de maio de 2010

Filme: O Leitor




  COMENTÁRIOS 

Os leitores assiduos da Playboy viram a primeira foto mostrada na edição de Dezembro de 2009 e foram conferir o filme. Porém se depararam com cenas mais picantes e deram de cara com um drama ao invés de um filme erótico. 



O filme mistura temas de interesse como um erotismo original, do envolvimento sexual sem complicações a não ser por se tratar de parceiros com diferença de idade evidente. No caso de Michael, esse caso lhe causou grande impacto na sua formação psico-social.

 O filme O Leitor mexe com vários temas, apesar do objetivo central. Ela abre um leque sobre valores éticos e sociais. A iniciação literária dela é a iniciação sexual dele. 

Na visão originalista o filme, baseado no romance homônimo, é bastante verossímil - trata-se de um romance psicológico. 

Sobre o filme: 



Leitura e sexo. Um filme para assistir e refletir. Sim, ele nos atiça o desejo ardente com as cenas marcantes da iniciação sexual de um jovem de apenas 15 anos e uma mulher misteriosa, mas apaixonante. 

Traumas e nada mais. Esse é o tema do filme. A promoção no emprego traria à tona um segredo seu e por isso ela o abandona. E o garoto, sofreu o desengano em plena mocidade, e, quando o passado ressurge, ele se vê dividido entre dois pilares: ajudar aquela mulher ou ignorar como no passado, onde os alemães assistiram sem ação ao holocausto.

E aí estão as perguntas: até onde a verdade dói? Ignorar o passado é uma maneira de sofrer menos...? Por que ele não revelou que sua ex-parceira sexual era analfabeta? Isso a livraria da condenação... mas, ela mesma preferiu confessar ao invés de falar a verdade. Uma simples atitude mudaria todo o curso da história. Por que ela era analfabeta? E que motivos ela teria para não revelar? Michael ficou dividido entre os limites da culpa e o perdão... 

Michael foi conivente com a situação, assim como os alemães foram coniventes com os acontecimentos nos campos de concentração alemã? O que o passado o ensinou foi a não reagir como se aquilo fosse além das suas forças... Ou por vergonha ou seja qual for o sentimento, a atitude de ambos nos faz refletir sobre os valores de um povo no cenário mundial do pós-guerra...


sábado, 15 de maio de 2010

sexta-feira, 14 de maio de 2010

A Arte Original e os interesses...
















O Original seria a natureza intrínseca. Se procurarmos no dicionário o seguinte significado para intrínseco:

intrínseco (in-trín-se-co)

adj.

Que é próprio e essencial: qualidade intrínseca.

Que existe por si mesmo, fora de qualquer convenção: o valor intrínseco de uma moeda é o seu valor conforme o peso do metal precioso à cotação comercial.

Interior, interno. (Antôn.: extrínseco.)

Por mais que se tente chegar ao âmago do "fazer literatura", jamais se alcançaria tal nível nos dias de hoje. Porém, o grande diferencial seria unir arte e filosofia, como é o caso do Pensadorismo.

O Renascimento é a maior expressão artística, científica e cultural nesse sentido. Leonardo da Vinci com seu ecletismo genial e Camões - mestre na arte de escrever - mostraram à humanidade o quanto vale o dom artístico.

Particularmente, todos detém essa qualidade, mas não descobrem, não despertam para o universo das artes. Deixam a desejar em um campo de grande importância para mergulhar na ilusão pelo dinheiro, diploma e posição social.

Para quem aprecia uma boa leitura, quer entrar em conhecimento com novas idéias conheçam a poesia do novo tempo . E vamos á luta, pois a arte está na nossa natureza intrínseca...