quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE REIS DE JAPARATUBA

Foi uma ótima idéia separar as festas de início de ano. Desde que nasci que ouço falar em Festa de Santos Reis e Guerra das Cabacinhas e hoje presenciei a euforia com que os jovens comentaram a programação da Festa das Cabacinhas e não Festa de Santos Reis.
Festa de Reis é um nome popular e incomum que virou rótulo, quem escuta-o não o vincula a uma festa religiosa, mas sim a bandas, cantores, shows e muita bebedeira. Por isso quero parabenizar a equipe da Prefeitura que denominou Festa das Cabacinhas separando da Festa de Santos Reis e São Benedito, isso sem falar na festa cultural que é o Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário.

SEGUE A PROGRAMAÇÃO:

Sexta-Feira: 15 de Janeiro, Max e Lucas, Netinho, Aviões do Forró e Levi Viana;
Sábado: 16,arrastão com a Banda Marreta e Planeta e shows à noite com Gatinha Manhosa, Márcia Freire, Edu e Maraial e Edson Gomes;
Domingo: 17, Arrastões com Cid Natureza e Banda e Harmonia do Samba e shows à noite com com Dois Ciganos, Calcinha Preta e Danielzinho e Forrózão Quarto de Milha.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A Tradicional Festa das Cabacinhas

Em Japarartuba, no período das Festa de Santos Reis (e antes, em dezembro, segundo os amantes do esporte "jogar cabacinha em quem não está na folia"), desde os primórdios é tradiconal a Guerra das Cabacinhas.
Jogar cabacinha nunca foi novidade. Desde que me entendo por gente que na sede do município, entre Dezembro e Janeiro, é comum ser abordado por pessoas (adultos e crianças...) que jogam baldes d' água em quem passa.
O abuso por parte das crianças, cuja mãe deixam soltas nas ruas, vai desde a jogar cabacinhas em quem passa até a jogar em pessoas dentro da sua própria casa.
Não sou contra a festa das cabacinhas. É uma tradição que vem dos nossos antepassados. O que precisa é haver um controle para diferenciar quem está na folia e quem está apenas trafegando nas vias públicas do município.