quarta-feira, 31 de julho de 2013

CONFORTO TÉRMICO E SUSTENTABILIDADE

.

 

Adobe1Construção de adobe

 

Nasci em um tempo que ainda se construiam casa de “adobro” como chamam os mais velhos. Porém, a euforia consumista deixou as pessoas  mais ousadas e com maior poder aquisitivo, fazendo-a esquecer ou abandonar de vez antigos hábitos. E o resultado de toda esse avanço tecnológico custa caro para o meio ambiente.

CONHEÇA MELHOR O ADOBE

Adobe ou Adobinos são tijolos de terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal ou semi-industrial.
O adobino foi utilizado em diversas partes do mundo, especialmente nas regiões quentes e secas. Com o advento da industrialização no século XIX, as técnicas em arquitetura de terra foram, aos poucos, sendo abandonadas. Restando às pessoas de poucos recursos o uso dessas técnicas, além do adobino, o pau-a-pique e também a taipa de pilão, razão principal do preconceito que, de certa forma, se mantém até os dias de hoje.
Porém, podemos afirmar que estamos vivenciando momentos de rompimento desse paradigma (preconceito), com um novo olhar sobre a arquitetura vernacular, uma vez que esta se mostra ecológica e sustentável.
A construção feita com este tijolo torna-se muito resistente, e o interior das casas muito fresco, suportando muito bem as altas temperaturas. Em regiões de clima quente e seco é comum o calor intenso durante o dia e sensíveis quedas de temperatura à noite, a inércia térmica garantida pelo adobino minimiza esta variação térmica no interior da construção.
As construções de adobino devem ser executadas sobre fundações de pedra comum, xisto normalmente, cerca de 60 cm acima do solo, para evitar o contato com a umidade ascendente (infiltração), que degradaria o adobino. Da mesma forma é importante a construção de coberturas com beirais a fim de proteger as paredes das águas de chuva.
As paredes devem ser revestidas para maior durabilidade.
É recomendada a construção de adobino no período de seca, pois o tijolo não deve ser exposto à chuva durante o processo de cura, uma vez que o barro dissolve-se facilmente. No entanto, depois da construção coberta, ele resiste sem problema algum, com grande durabilidade.


Vantagens do uso do adobino:

  • Baixo custo
  • Conforto térmico
  • Uso de material regional
  • Pode ser preparado no próprio local da construção
  • Rapidez na preparação dos tijolos
  • Sustentável.

Apesar da redução no uso do adobino, este ainda é usado em várias regiões do Brasil, principalmente na norte e nordeste. Também em minas Gerais e Goiás é possível encontrar muitas casas em adobino.
Infelizmente muitas casas populares de adobino são construídas sem os cuidados necessários (especificados acima) gerando rápida degradação do material e conferindo a impressão de ser o adobino um material ineficiente.
No entanto a História já o comprovou um material de grande durabilidade, inclusive nas cidades históricas brasileiras, como Ouro Preto e Pirenópolis, que ainda possui muitas casas de tijolos de adobino.


Fonte: Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário