sábado, 31 de agosto de 2019

FUNDO ELEITORAL É UMA AFRONTA AO CIDADÃO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS


Recentemente fomos questionados sobre o tema. "O que você acha do Fundo Eleitoral? Você concorda em usar dinheiro público em campanhas políticas?"

Pois bem. O financiamento eleitoral deve ser totalmente controlado e limitado às despesas de material de propaganda. A sociedade deve deixar claro que o principal objetivo do candidato, além do pedido de voto,  é somente um:
  • Fazer com que a sociedade ( e o povo) saiba da sua candidatura e do seu projeto político e social. Isso de forma justa, ética e sem uso ou abuso do poder econômico. Qualquer ação diferente ou contrária se configura segunda intenções e tentativa de fraudar o processo eleitoral
Fraude eleitoral não é somente a manipulação ou intervenção criminosa na contagem dos votos emitidos pela urna eletrônica. A fraude se resume, entre outras,  em três ações principais como: espalhar notícias falsas (fake news), prometer o que não pode e nem vai cumprir e o mais grave de todos, induzir o eleitor a votar iludido em cargos e alianças com as elites.

Estão transformando a coisa pública (que não visa o lucro) em iniciativa privada (que visa o lucro). A exploração capitalista não tem saciedade. O capitalista em sua essência é avarento. O acúmulo de riquezas sempre foi o mal da humanidade, apesar de "natural" pode ser controlado. Para isso, é preciso que a sociedade de forma organizada mude essa realidade.

O Poder Econômico deve ser banido do pleito eleitoral. Uma das primeiras soluções é acabar com o fundo eleitoral, principalmente com uso de dinheiro público. Não precisa ir muito longe, tem que fiscalizar de perto e proibir essa prática imoral de iludir os mais carentes com "pão e circo". Primeiro, porque um pleito eleitoral não pode ser visto como um investimento que precisa ter lucro lá na frente. Segundo, as empresas devem trabalhar e colaborar com o poder público de forma complementar e não para "enriquecerem" às custas do erário público.

Fundo eleitoral só serve para os famosos "conchavos" que brilham os olhos dos eleitores que só participam da política em busca de "vantagens". No entanto, se limitado à publicidade e, fiscalizado na íntegra, democratiza o acesso aos recursos para que candidatos "carentes" tenham as mesmas oportunidades que os mais abastados.

Conclusão: respondendo às duas perguntas iniciais. O Fundo Eleitoral é um incentivo à fraude através do sufrágio universal e o uso de dinheiro público em campanhas eleitorais é uma afronta ao cidadão de bem (no conceito humanitário e não capitalista) que paga seus impostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário