sexta-feira, 8 de junho de 2018

POETA AFAMADO lança novo livreto de cordel

Convite_Poeta Afamado

Ivanildo Souza de Jesus (1975) é conhecido em todo o estado de Sergipe como Poeta Afamado. Seu talento é reconhecido por onde passa. Estreou na literatura Japaratubense em 2000, vindo a publicar seu primeiro livreto em 2014, pela JHS Publicações, primeira editora de Japaratuba.

Esse ano, vai aproveitar o maior banquete literário de Japaratuba para apresentar ao público o seu novo livreto: O Brasil que eu quero.

Segue a entrevista concedida no fim da tarde de hoje, ao titular desse blog:

F. J. HORA OnLine: Você é conhecido como Poeta Afamado. Como surgiu esse apelido ou alcunha?

Poeta Afamado: Esse apelido foi dado pelo meu primo e também escritor Japaratubense, Flávio Hora e surgiu devido a minha fama na região de fazer cordel!

Na sua biografia consta que você nasceu em Japoatã. Como se deu o primeiro contato com a poesia Japaratubense?

Meu contato com a poesia Japaratubense, foi em 2000 com a composição do poema BRASIL QUINHENTOS ANOS, foi nesse mesmo ano quando eu ouvi através de uma emissora de comunicação que seria realizado um concurso de poesias e foi então que tive esse contato!

Você é conhecido pelo seu talento como poeta popular ou cordelista. Como você conheceu a literatura de cordel?

Eu tive conhecimento com a literatura de Cordel, através dos livretos que meu pai comprava nas feiras livres!

Quais os títulos ou premiações conquistadas em concursos, festivais e eventos literários ao longo de sua carreira?

Minha primeira e única premiação até agora, foi no concurso de Poesias Falada de Japaratuba em 2013, quando alcancei o 3° lugar com o tema: O Clamor do Sertanejo!

O Festival de Poesia Falada é um evento de grande repercussão para a cultura em Japaratuba, porém, seu formato tem causado divergência entre os poetas por conta da teatralidade. Você concorda? Qual a sua opinião sobre a formatação do evento?

O concurso de poesias de Japaratuba não visa o texto do poeta, ela parte mais pra parte teatral, onde isso na minha opinião, influencia na manifestação do público e dos jurados, tirando a atenção para o que foi lido ou declamado! Não concordo com esse tipo!

Você não foi classificado esse ano para o Festival de Poesias Falada de Japaratuba. Qual a sua avaliação sobre o processo de seleção?

Japaratuba é o celeiro da Cultura sergipana e Poeta que escreve no formato de cordel, só tem eu! Talvez o meu formato não se encaixe no contexto do regulamento! Mas já que é um concurso de poesias, deveriam se apresentar poetas de vários estilos, apesar de eu já ter sido premiado em outro concurso!

Você já publicou, anteriormente, um livro que se encontra a venda em sites como Clube de Autores, Lojas americanas, Livraria Cultura, entre outros. Qual a sua inspiração para escrever o livreto O Brasil que eu quero?

Minha inspiração veio através da situação em que se encontra o nosso país! O momento político não tá nada bom pra nossa sociedade! Com tanta desigualdade social, onde muitos políticos não cumpre com seus deveres!

A publicação desse livreto é de forma independente ( com recursos próprios) ou tem o patrocínio de alguma entidade ou setor público?

Esse livreto foi produzido com recursos próprios! Nenhuma entidade política tá engajado neste trabalho! Quis fazer assim! Achei melhor!

O Brasil é rico em manifestações culturais. Japaratuba se destaca no folclore e na poesia. Qual a sua avaliação sobre a situação cultural do município?

Por Japaratuba ser o celeiro da Cultura Sergipana, acho que ainda tá deixando a desejar! É preciso sempre, que haja mais apresentações culturais, não só de ano em ano mas com mais frequência, assim a nossa cultura será mais valorizada! Grupos folclóricos e artistas, aqui é que não falta!

Além de poeta, você é compositor e músico. Você tem algum projeto na área cultural. Qual sua perspectiva de trabalho na área literária para 2018/2019?

Minha perspectiva é produzir mais cordéis, divulgar o meu trabalho e crescer mais nessa área alavancando cada vez mais essa cultura tão importante, que é o Cordel!


Adquira já o seu livreto!

Contatos com o Poeta Afamado: 79 99153-3985.

Nenhum comentário:

Postar um comentário