quinta-feira, 14 de julho de 2016

O ACHISMO E O COMODISMO COMO ALIADOS DAS IDEOLOGIAS DE DOMINAÇÃO

Achismos e comodismos

O comodismo gerado pelo apassivamento das massas tem sido o forte aliado das grande empresas e políticos considerados influentes. Na verdade, criaram uma cultura desinformadora e antissocial.
Desinformadora porque a informação agora está mais fácil de encontrar e no entanto não sabemos se os créditos são verdadeiros e o pior, damos crédito mais a fofocas, boatos e manchetes sensacionalistas do que a reflexões e textos sobre temas importantes para a formação de opinião.
Antissocial no sentido que nos fechamos para a interação, destinando-nos para a solidão da tela do computador e implorar atenção ou se divertir em redes sociais, principalmente grupos de WhatsApp.
Essa política tornou o povo consumista, amadorista, no máximo técnico, pois, o ensino acadêmico voltado para sociedade, filosofia e cultura são consideradas inúteis para os novos aspirantes nas áreas de exatas, ciências da natureza, e o pior, sociais e humanas na maioria delas.
Ou seja, filosofia, sociologia e pesquisa são para os nerds ou os CDF's da vida, discriminados na carreira acadêmica, mas, invejado pelos altos salários, cargos e status conquistados posteriormente.
A crise da educação pode ser medida pela falta de criatividade e pouco empreendedorismo. A venda de mão-de-obra deveria ser a última opção do acadêmico ou "formado", mas, é a primeira da lista. Dada a antiga cultura da estabilidade, trabalhar menos e ganhar mais.
As aptidões exclusivamente técnica são próprias para a ação predeterminada, mas, a formação de seres pensantes é um investimento que pode garantir um futuro melhor, pois, estes agirão como criadores de novos modelos e não apenas exército de reserva da indústria.
O TCC que poderia ser uma proposta de intervenção para o desenvolvimento sustentável, é hoje, apenas instrumento burocrático, como uma pedra no sapato de quem tem pressa em sair da faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário