segunda-feira, 25 de julho de 2016

25 DE JULHO – DIA NACIONAL DO ESCRITOR

 

O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho, data instituída em 1960 pela União Brasileira de Escritores.

dia_nacional_do_escritor

De 2014 para cá, em Japaratuba, livros e escritores tiveram uma grande alavancagem com as as publicações de Darquiran Costa (2013), Gibras (2015) e F. J. Hora (2012, 2014) – a tríade dos mais famosos escritores da atualidade em Japaratuba.

Há vinte anos que só tínhamos uma única ferramenta de divulgação dos escritos de nossos literatos que é o Festival de Poesia Falada Poeta Garcia Rosa. Mas, hoje, podemos contar com outras alternativas como:

  • Blogs, sites e periódicos;
  • Autopublicação;
  • Primeira editora de Japaratuba.

Embora ainda anônimos – digamos que somente uma pequena parte que seguem a passos lentos, os nossos escritores já despontam no cenário literário Japaratubense.

Em Japaratuba ainda temos um tabu em relação à publicação de livros. Apesar dos esforços de setores da sociedade organizada quebrarem as barreiras financeiras, ainda paira os obstáculos pessoais para que esse ou aquele artista simpatize de alguma causa.

Os motivos podem ser apontados como:

  1. Falta de patrocínio político ou público - ou seja, tem independência quanto às suas ações e realizações;
  2. Egoísmo e descrédito por se tratar de intelectuais que surgem das classes menos favorecidas e com a união algumas pessoas se sentem ameaçadas pela suposta ascensão dos artistas;
  3. Comodismo e Amadorismo– não vivem da arte, tendo esta como hobby ou somente para angariar alguma premiação em concursos literários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário