sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SEJA UM FILÓSOFO: Filosofar é viver!

O ser humano é único ser que pensa e sabe que pensa. Quem não pára para pensar se move como um animal irracional, como um objeto manipulado e como uma massa de manobra passiva e teleguiada. Portanto, é preciso garantir a condição humana através de um pensamento lúcido a respeito de todas as coisas que nos rodeiam. Identificar-se como um ser pensante é garantir a condição de um sujeito fazedor de sua própria história e da história de seu povo. É o pensamento que move a história humana”. (Prof. Jorge Renato Johann. Palavra do autor)

O que é preciso para formar um filósofo?

Muito estudo. Estudar é ler o mundo e também ler o texto. Isso quer dizer que, para se exercitar o filósofo, é preciso leitura. Ler é algo árido e muitas vezes cansativo. Porém, somente quem lê muito, pensa bem, escreve bem e fala bem. Os neurônios se exercitam e as habilidades intelectuais não são resultado apenas de uma mera característica individual. É bem verdade que existem diferentes inteligências. Alguns serão naturalmente mais reflexivos. Outros terão uma habilidade especial para expressar seus pensamentos de forma verbal ou de forma escrita. Outros serão ainda mais práticos e operativos. Todavia, nadasubstitui a transpiração de quem se exercita em qualquer atividade humana. Assim como uma habilidade física resulta de muito treinamento, também as habilidades intelectuais e mentais são fruto e produto de muito esforço e empenho.

Fazer silêncio. Para refletir é preciso criar espaços de silêncio. É comum que nossos estudantes tentem estudar com os fones de ouvido e o som nos últimos decibéis suportáveis aos ouvidos humanos. Mesmo que haja quem afirme que é assim mesmo que ele gosta de estudar, a super estimulação sonora é incompatível com o funcionamento das células nervosas do cérebro no que diz respeito à assimilação de conteúdos e da aprendizagem. Portanto, é preciso criar espaços interiores para que possa desabrochar a criatividade, a sensibilidade e florescer o mundo das ideias.

Para produzir algo intelectualmente, é preciso desligar os aparelhos eletrônicos, buscar uma condição razoavelmente confortável e se concentrar. Sobretudo a reflexão filosófica, assim como a meditação e a oração, exige um mínimo de silêncio para que possa florescer na mente e no coração. É preciso começar já! Perguntou-se, certa vez, a um grande campeão de natação sobre qual era o momento mais difícil de sua vida esportiva. Ele respondeu que era o momento de saltar na água. Assim, uma longa jornada sempre se fará com o primeiro passo. Não será diferente com a construção intelectual. É preciso dar a partida e, por fim, acaba-se tomando gosto e atingindo profundidade no saber.

O produto do pensamento filosófico poderá se manifestar das mais diversas formas: há quem escreva textos de grande qualidade; há quem expresse seus pensamentos e sentimentos em poemas; há os que se manifestam em letras de música; outros escreverão peças de teatro; outros ainda disseminarão ideias geniais na forma de humor e, de forma jocosa, elegante e inteligente, farão o público rir gostosamente, levando-o a pensar nas verdades que foram ditas; há também quem expresse um mundo de pensamentos em simples traços em uma folha em branco.

Por Prof. Jorge Renato Johann.

Retirado de:  Johann, Jorge Renato. Filosofia & cidadania. / Jorge Renato Johann. – 4. ed. – Aracaju : UNIT, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário