sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O ENSINO DE ARTES NAS ESCOLAS: A cultura local é o material didático riquíssimo

pena

Os Parâmetros Curriculares Nacionais diz que: “

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. O documento de Arte expõe uma compreensão do significado da arte na educação, explicitando conteúdos, objetivos e especificidades, tanto no que se refere ao ensino e à aprendizagem, quanto no que se refere à arte como manifestação humana. A primeira parte do documento contém o histórico da área no ensino fundamental e suas correlações com a produção em arte no campo educacional; foi elaborada para que o professor possa conhecer a área na sua contextualização histórica e ter contato com os conceitos relativos à natureza do conhecimento artístico. (PCN, 1997)”

E ainda:

“Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas”. (PCN,1997)

 

A LITERATURA JAPARATUBENSE

O nosso município tem um vasto universo de poetas que se revezam na sazonalidade dos festivais e eventos afins promovidos pelas gestões como amostra grátis de “valorização da cultura”. É claro, deve haver uma manifestação maior por parte dos nossos intelectuais em se unir e não ficar à mercê do poder público, mas usar a arte como forma de reivindicar os direitos de cidadão e poder exercer seu trabalho artístico com incentivo e satisfação garantida. Mesmo com a criaçã do Festival de Poesia Falada de Japaratuba ainda não se usa a produção literária como material didático.

É importante que se construa de fato a Literatura Japaratubense, pois é rica em cultura e intelectuais. No blog POESIA DO NOVO TEMPO temos a nova proposta literária para o século XXI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário