terça-feira, 15 de janeiro de 2013

CLÁUDIO NUNES: Qualidade de ensino e vestibular da UFS

14/01/2013 - 05:15

 

Que o resultado sirva de aprendizado p/ todos

O blog volta ao assunto para deixar claro. É totalmente favoravel que os estudantes disputem uma vaga na universidade pública que desejar. Sergipe não é um estado isolado, faz parte de uma federação. O que precisa ser repensado é o ensino médio tanto nas escolas públicas como privadas.

O blog concorda em parte com o artigo de José Lima de Santana que disse que “Só há uma situação concreta, contra a qual não há contestação: o nosso ensino médio fracassou. Até pouco tempo atrás ruim era apenas o ensino da escola pública. Mas, agora, é tudo: público e privado. O rei está nu. Urge vestir o rei. Ou seja, os donos de escolas particulares, sobretudo das de renome, das que abocanham o maior número dos que aspiram lograr êxito nos vestibulares locais, especialmente no da UFS, devem começar, ainda hoje, se é que já não estão fazendo, a repensar o “produto” que eles têm para oferecer: ensino de qualidade. Mas de qualidade mesmo. É o que a sociedade sergipana deve esperar. Deve cobrar. Eu acredito que é possível mudar. Tudo dependerá de muita determinação”.

E continua José Lima de Santana: "Vou além: a revisão deve começar de baixo: das primeiras séries do ensino fundamental. Afinal, o ensino médio é uma sequência daquele. As nossas escolas, públicas e privadas, não vão bem. Isso ficou cabalmente demonstrado. Perdemos feio o “campeonato” de 2013. Resta-nos aguardar 2014".

É isso aí. Ao invés de colocar a culpa nos alunos dos outros estados que passaram no vestibular da UFS. Ou no sistema adotado pela UFS. Cabe a sociedade sergipana cobrar uma melhor qualidade do ensino médio.

Que o resultado sirva de aprendizado para todos e não para disseminação de uma campanha idiota de segregação educacional.

Atheneu lotado para tributo ao poeta Mário Jorge
Na última sexta-feira, 11, o teatro Atheneu ficou pequeno para a homenagem ao poeta Mário Jorge. Em 11 de janeiro de 1974, o poeta sergipano faleceu vitima de um acidente de carro em Aracaju.  O mestre de cerimônia foi o jornalista George Wasnhigton que mostrou não só competência profissional, mas um profundo conhecimento sobre a vida do poeta.

Show e peça
Os cantores Bete Carvalho e Anabel Vieira cantaram poemas musicados de Mario Jorge. Foi um belissimo show. Já a Cia. De Teatro Stultífera Navis apresentou a peça “Mario Jorge: Leia em Voz Alta Para o Seu Estimado Cachorro!”. A peça mostrou passagens da vida de Mário Jorge. De parabéns a todos os atores. Sergipe tem qualidade teatral,só precisa que a sociedade sergipana começe a valorizar nossos  autores e atores.

Exposição
Presentes ao ato muitos amigos de Mário Jorge e companheiros de prisão na luta contra a ditadura militar, como Wellington Mangueira e João Augusto Gama. Uma bela exposição com objetos e documentos de Mário Jorge  também fez parte da homenagem, além do relançamento do envelope “Revolição” do poeta Mário Jorge.

A emoção tomou conta da irmã, Ana Lúcia
Foi uma bontia homenagem ao poeta sergipano. Toda a família, inclusive os dois filhos do poeta, estavam presentes, mas o blog sauda a todos na pessoa da irmã dele, a deputada estadual Ana Lúcia. Desde o início até o final a emoção tomou conta dela. Sem duvida uma homenagem que marca a história cultural de Sergipe.

Um poema de Mário Jorge para os leitores:
Viver é a obra.
Morrer é a Meta.
O que mais sobra?
Maldade, hipócrisia.
O bem não resiste, sósobra.
Vida árida, vaga, fria.

Rubem Braga
O grande escritor nascido em Cachoeiro do Itapemirim, em 1913, completaria 100 anos, em 2013. Notabilizou-se como cronista, um dos mais lidos e aplaudidos pela crítica e pelo público. É considerado o mestre da crônica. Jornalista, colaborou na imprensa de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Graciliano Ramos
Um dos mais importantes escritores do Brasil, o alagoano Graciliano Ramos nasceu em Quebrangulo, em 27.10.1892 e faleceu em 20.03.1953, no Rio de Janeiro. Estamos, assim, muito próximos dos 60 anos de sua morte. Sua obra “Vidas Secas” é uma das principais do modernismo e de toda a literatura brasileira. O notável escritor nordestino vai ser homenageado, este ano, em mais uma edição da FLIP – Festa Literária de Paraty, no Rio de Janeiro. O excepcional romancista era, também, um notável contista. Exerceu vários cargos públicos, dentre os quais o de prefeito de Palmeira dos Índios.

 

Ler mais: BLOG CLÁUDIO NUNES – Infonet

Nenhum comentário:

Postar um comentário