terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CONSCIÊNCIA CULTURAL: Amor, respeito, paz e esperança

A GUERRA DAS CABACINHAS É UMA TRADIÇÃO ANTIGA EM JAPARATUBA

Segundo Eduardo Carvalho Cabral em sua célebre obra, Japaratuba: da Origem ao Século XIX, a cabacinha é derivada do entrudo português, uma antiga forma de brincar carnaval no Brasil.

Mas, o que nós vemos, principalmente nas regiões periféricas da nossa cidade, em especial o bairro Rodagem, região onde convivo, é que são crianças que deliberam "brincadeiras" com o intuito de molhar quem quer que passe nas ruas desde crianças da sua idade a adultos (antes, com grande frequência baldes d'água, jatos e as "bolsas de geladinho") demonstrando falta de respeito para com os moradores, tudo isso sustentados em uma tradição, mesmo legitimada pela população.
É preciso tomar cuidado para que brincadeiras como essa, principalmente tradicional em nosso município, não vire um ato de violência e de desrespeito, principalmente quando nos deixamos levar por crianças "mal criadas" se divertindo. E mais, atualmente, a cabacinha não é uma exclusividade da "Festa de Reis" (até que nos últimos 4 anos foi bem diferenciada a Festa de Santos Reis e a Festa das Cabacinhas), mas "desde que começe o mês dezembro seguindo até o último dia dos festejos", diz a população e, a palavra de ordem passa a ser: "É festa!". Sabemos que a "festa" é legítima, assim como a tradição, mas é preciso respeito e diferenciação entre os que estão na "guerra" e os pedestres que precisam trafegar nas vias públicas do município.

VEJA O HISTÓRICO DESSA BRINCDEIRA que a depender da forma como é feita deixa de ser cômica para ser trágica

O Entrudo Familiar


Jogos durante o entrudo no Rio de Janeiro
Aquarela de Augustus Earle, c.1822
  • Acontecia dentro das casas senhoriais dos principais centros urbanos. Era caracterizado pelo caráter delicado e convivial e pela presença dos limões de cheiro que os jovens lançavam entre si com o intuito de estabelecer laços sociais mais intensos entre as famílias.
A GUERRA DE CABACINHAS SE ENQUADRA NO
 

O Entrudo Popular

  • Era a brincadeira violenta e grosseira que ocorria nas ruas das cidades. Seus principais atores eram os escravos e a população das ruas, e sua principal característica era o lançamento mútuo de todo tipo de líquidos (até sêmem ou urina)ou pós que estivessem disponíveis.
Entre esses dois extremos havia toda uma variedade de "Entrudos" que envolviam em maior ou menor grau grande parte da população dos principais centros urbanos do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário